A gauchada da região está em festa. Nesta semana, começaram as atividades alusivas à Semana Farroupilha nos 34 municípios que compõem a área de abrangência da 24ª Região Tradicionalista (RT). Todas as 82 entidades do Vale, incluindo CTGs, CCTs e piquetes, estão com programações em andamento para enaltecer a cultura folclórica rio-grandense.
Acampamentos, performances artísticas, shows, jogos, brincadeiras campeiras, bailes, desfiles, muito chimarrão e churrasco fazem parte das atividades, que mobilizam os mais de dez mil participantes do movimento gauchesco regional, sem considerar familiares e simpatizantes. A maior parte dos eventos ainda conta com apoio dos respectivos governos municipais.
Entre os destaques, está o já consolidado evento de Muçum, que chega à sua 31ª edição e mobiliza milhares de prendas e peões de todo o estado. A programação iniciou na noite dessa sexta-feira, 14, e se estende até o dia 23. Mais de cem barracas formam o Acampamento Crioulo, que recebe neste ano Thomas Machado, Teixeirinha Filho e Neto, Os Mateadores, Grupo Rodeio, Tchê Guri, João Luiz Corrêa e outras atrações.
Ainda na região alta, também se sobressaem as festividades de Encantado, Roca Sales, Anta Gorda, Vespasiano Corrêa e Relvado. Outras atividades importantes são sediadas em Estrela, protagonizadas pelos CTGs Estrela do Rio Grande e Raça Gaudéria, e em Bom Retiro do Sul, com a comemoração dos 60 anos do CTG Querência da Amizade.
Gaúchos germânicos
Solenidade da câmara de vereadores marcou nessa quinta-feira, 13, o início da 2ª Semana Farroupilha de Teutônia. O evento aguarda a circulação de deis mil pessoas em nove dias de programação. Durante a sessão do Legislativo, quatro tradicionalistas do município foram homenageados pelos serviços prestados no resgate da cultura gauchesca.
Um dos homenageados foi Maciel Wiebusch, que é o coordenador campeiro do acampamento. Segundo ele, apesar de ser um município de forte tradição alemã, a tradição gauchesca é muito cultivada, com cerca de 20 entidades. “Nosso município está de parabéns. Depois do sucesso da primeira edição, temos tudo para fazer mais um grande evento”, ressalta.
A abertura oficial do evento ocorre neste sábado, às 15h30min, no Galpão Farroupilha. Na ocasião, haverá a chegada da Chama Crioula. Os Serranos, Luz de Candieiro, Toque de Vaneira, Os Centauros e Bate Casco são alguns dos destaques. Todos com a entrada franca.

Apesar da chuva, tradicionalistas colocaram o churrasco na brasa em Teutônia
Para perpetuar a tradição
Em Lajeado, as atividades são promovidas de forma separada pelas entidades Tropilha Farrapa, Bento Gonçalves e Raízes. Por meio de parceria com o Executivo, as instituições recebem nos próximos dias estudantes da rede municipal para conhecerem os principais elementos e as origens do tradicionalismo.
No Tropilha Farrapa, 18 escolas e creches participarão de encontros culturais até o feriado de 20 de setembro. Os professores de dança Andreas e Ana Cristina Fink são os responsáveis por organizar as atividades com as crianças.
“Costumamos dizer que somos soldados do tradicionalismo. Nós prezamos principalmente pelo respeito dentro das famílias e o respeito entre todas as culturas. E isso tem que ser feito por meio do exemplo”, afirma o professor.
Polo cultural
Conforme a coordenadora da 24ª RT, Luce Carmen da Rosa, o tradicionalismo no Vale está em plena ascensão. Apesar da forte identidade das culturas de imigração germânica, italiana e açoriana, o apreço pelas costumes e hábitos característicos do estado se destaca em relação a outras áreas do RS.

Atividades de integração com as crianças buscam perpetuar a cultura
“Nos últimos três anos, houve um crescimento muito grande da nossa presença em nível estadual, muito graças ao empenho e sucesso das nossas entidades nas atividades em que participaram”, explica Luce.
A coordenadora menciona o título de primeira prenda do RS de 2018, vencido por Jéssica Herrera, do CTG Tropilha Farrapa, de Lajeado, e o segundo lugar conquistado pela dupla Alan Coutinho e Darlan Poeta, do Piquete Arno Markus, de Paverama, na modalidade tiro de laço, na Festa Campeira do RS (Fecars), promovida em Esmeralda.
Como demonstração da força regional no segmento, Luce destaca a realização da etapa inter-regional do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart), que será sediada em Lajeado, em outubro. Em 2019, o município também receberá representantes de 30 regiões na 49ª Ciranda Cultural de Prendas, em maio.
“O melhor lugar para educarmos os nossos filhos e netos é dentro de uma entidade tradicionalista. Tudo aqui que ensinamos em casa sobre respeito, responsabilidade e disciplina é muito trabalhado nessas instituições”, enaltece.
Alexandre Miorim: alexandre@jornalahora.inf.br | Bibiana Faleiro: bibiana@jornalahora.inf.br