Era tradição para Daniel Kappler reunir os amigos para uma festa pequena e anual à fantasia. Todo ano ele procurava inovar, e mais gente começou a participar. Ele é o pioneiro da Festa à Fantasia que comemora a 28ª edição na noite deste sábado, a partir das 22h30min, no Parque do Imigrante, em Lajeado.
Há seis anos, Cassio Bonfandini, 29, o Perdigão, juntou-se à comissão organizadora da festa que ganhou proporções nacionais. Ele conta que a preparação começa em março.
“O parque aqui tem uma história muito forte com a Festa à Fantasia, foi aqui que ela tomou proporção nacional”, conta. Nas edições anteriores, o evento foi no Clube Tiro e Caça e este ano retornou ao Parque do Imigrante.
“É sempre bom mudar de local, porque muda de casa, a tua cabeça abre e tu consegue fazer coisas que jamais imaginou. Este ano trouxemos um brinquedo de parque de diversão para o camarotes, dentro da pista eletrônica”, comenta.
Segundo Perdigão, o diferencial da festa é a inovação de edição em edição. Ele conta que já vieram pessoas da Argentina, Uruguai e de fora do estado como de Brasília e São Paulo, e que todo ano pelo menos 40 pessoas vêm do Rio de Janeiro para prestigiar o evento.

Dentro do ginásio, foi instalado um parque de diversões
“A proposta da festa é justamente montar novas estruturas todo ano e pensar muito fora da caixa”, conta.
Quem já participou da festa conta que ela tem uma energia única. “Eu ouvia sobre o evento desde que eu era pequeninha”, lembra Ana Paula Ferreira, 23. “Quando eu fui a primeira vez, há cinco anos, realmente confirmei que a noite é mágica. Uma energia incrível. Reunimos amigos, fazemos novos, isso tudo porque o clima da festa é inexplicável”, conta.
Desde então ela participa de todas as edições. Já se fantasiou de Gatinha, Noiva, Odalisca, Pocahontas, juíza de futebol americano, e este ano a escolhida foi deusa Grega.
Este ano, ela foi convidada pela empresa de comunicação responsável pela Festa à Fantasia, Tipo Mídia, para ajudar na campanha do evento, e conta que aceitou o convite na hora.
Hotéis lotados
A movimentação para o festival é grande. No Hotel Imperatriz, a ocupação é 90%, sendo 70% participantes da Festa à Fantasia. Segundo os dirigentes do hotel, sempre foi assim. Já hospedaram grupos de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, e comentam que a folia é sempre grande, mas nada que interfira para os outros hóspedes.
Tradicionalmente, a Festa à Fantasia reúne um grande número de pessoas ao redor do local do evento. Por isso, todas as ruas ao entorno do parque serão bloqueadas e haverá desvios para quem não for participar.
Nesse bloqueio, quem tiver ingressos ou quiser comprar na hora deve se identificar e pode entrar tranquilamente. Ainda tem alguns pontos de venda pela cidade, e um pequeno lote vai ser disponibilizado na hora. O ingresso camarote custa R$ 190 a pista, R$ 50.

A cerveja oficial desta edição é a Bellavista, da Fruki
Programação
A festa foi dividida em três pistas, a eletrônica, a pagodeira e a principal. Entre as atrações, as mais esperadas são Kevinho que se apresenta às 2h e Groove Delight às 3h. A festa é feita para todos e os shows também, mas há uma divisão entre pista e camarote.
No open bar, o camarote todo é assinado pela Bellavista, a cerveja da Fruki. Os espumantes são de Garibaldi, tanto o seco como o brut. Água mineral, refrigerante e caipirinhas também fazem parte do cardápio.
No open food, pizzas doces e salgadas, cachorro-quente do Carmelito, espetinho e batata frita. Perdigão conta que estão vendo a possibilidade de colocar outras comidas, mas ainda fica como surpresa.
Os opens finalizam às 6h, mas a pista eletrônica continuará aberta enquanto tiver quem queira dançar.
Bibiana Faleiro: bibiana@jornalahora.inf.br