Conselho debate telefonia e internet no interior

Estrela

Conselho debate telefonia e internet no interior

O sistema de telefonia e internet no interior do município foi o tema principal da reunião do Conselho de Desenvolvimento Agropecuário de Estrela (Codae), realizada na tarde de quarta-feira, 12, na câmara de vereadores. O encontro teve como convidado o diretor…

Conselho debate telefonia e internet no interior
Estrela

O sistema de telefonia e internet no interior do município foi o tema principal da reunião do Conselho de Desenvolvimento Agropecuário de Estrela (Codae), realizada na tarde de quarta-feira, 12, na câmara de vereadores. O encontro teve como convidado o diretor de Tecnologia da M2P2, que tem a concessão do município para administrar o sistema, Heron Magoga. Conforme o secretário da Agricultura e presidente do Codae, José Adão Braun, a presença do representante da empresa foi um pedido dos conselheiros, diante de algumas dificuldades enfrentadas por moradores.

Magoga explicou que, de acordo com o que prevê o contrato firmado com o município, foi estendida rede de fibra óptica em Porongos, beneficiando cerca de 400 pessoas, e que as melhorias são constantes. No entanto, segundo ele, nos locais onde ainda há cabos metálicos, a internet não tem tanta velocidade quanto nos pontos que já receberam a fibra óptica. A solução, de acordo com Magoga, seria estender fibra óptica em todo o interior. No entanto, isso não está previsto no contrato de concessão. A preocupação, de acordo com o vereador Márcio Mallmann, que acompanhou a reunião, é porque em breve deve entrar em vigor a exigência da nota fiscal eletrônica para os produtores, que terão dificuldades em suas atividades. “Não é uma questão de luxo, é necessidade”, afirmou.

O diretor da M2P2 citou outras ações para atender os produtores, como a colocação de entradas de gerador em todas as centrais, para evitar prejuízos quando houver falta de energia; a ampliação no horário de atendimento pelo 0800, das 6h à meia-noite. Também estuda, segundo ele, atendimento presencial na residência dos usuários quando houver problemas. Frisou, por fim, que a empresa se dispõe a participar de um futuro investimento em fibra óptica, desde que haja uma contrapartida da prefeitura.

Também acompanhou o encontro o secretário do Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Paulo Finck, e representante do Setor de Engenharia, ligado à pasta, Adilson Heleno da Silva. Ele frisou que o intuito do governo é sempre trazer novas tecnologias e soluções para melhorar a comunicação no interior. “Sabemos que é uma necessidade e essa é uma preocupação constante do governo”, afirmou Silva.

Acompanhe
nossas
redes sociais