Para desenvolver a cultura

Lajeado

Para desenvolver a cultura

Circuito Cultural de Lajeado leva o tradicionalismo às escolas, realiza atividades artísticas nos espaços públicos de todos os bairros e promove o resgate histórico do município em encontro com historiadores e moradores antigos. Ações iniciam em outubro e se estendem por nove meses

Para desenvolver a cultura
Lajeado

O Executivo investirá R$ 142,8 mil no Circuito Cultural Lajeado. Desse valor, R$ 100 mil são do governo estadual, por meio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), e o restante é contrapartida municipal.

A iniciativa prevê três frentes de trabalho. O intuito é fortalecer a cultura gaúcha com ações nas escolas, ocupar os espaços públicos dos bairros com atividades artísticas e realizar encontros com historiadores e moradores antigos para resgatar histórias do município.

Carlos Reckziegel, secretário

De acordo com o secretário da Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Carlos Reckziegel, o circuito “descentralizará a cultura”, levando-a aos bairros e escolas. “O comum são atividades na área central do município. Quando levamos as ações para outros locais, buscamos a maior participação da comunidade”, acrescenta.

Outro benefício, segundo Reckziegel, é instigar as entidades locais a apresentar projetos e movimentar suas estruturas. Em julho, a Secel abriu edital de chamamento público para selecionar as entidades que desenvolverão as ações do circuito.

“Percebemos as dificuldades que as entidades têm em apresentar projetos e gerenciá-los de forma profissional. Com esse edital, buscamos qualificá-las e até incentivá-las a buscarem recursos em âmbito estadual e federal”, pontua o secretário.

Já foram apresentados três projetos para o circuito. Eles são da Orquestra de Concertos de Lajeado (Oclaje), do Centro de Cultura Alemã e do Piquete Morro Santo.

Uma comissão interna avalia os projetos e deve definir na próxima semana as entidades selecionadas, informa Reckziegel. A expectativa é iniciar o circuito em outubro com ações que se prolonguem durante nove meses.

2018_09_13_arquivo_circuito culturaL_TRADIÇÃO GAÚCHA

Tradição gaúcha

Serão realizadas 36 atividades tradicionalistas, sendo duas em cada escola municipal. Uma delas será com os alunos e a outra reunirá a comunidade escolar. O objetivo é divulgar e fortalecer a cultura gaúcha primando pelo resgate e divulgação dos aspectos históricos e folclóricos.

Conforme Reckziegel, a cultura gaúcha acaba sendo evidenciada apenas nos piquetes dos CTGs e na Semana Farroupilha. A meta é estimular os costumes gaúchos entre jovens e adolescentes.

2018_09_13_arquivo_circuito culturaL_OCUPAÇÃO DOS ESPAÇOS PÚBLICOS

Ocupação dos espaços públicos

Serão realizadas, no mínimo, 27 atividades artísticas e culturais nos bairros. As atividades ocorrem em dois fins de semana por mês. Cada bairro deverá receber, ao menos, um evento de três horas com até cinco mil espectadores.

As atividades englobam apresentações teatrais, música, dança, fotografia, artesanato, exibição de cinema e artes plásticas. Além disso, há interesse em estimular a participação de artistas dos bairros.

2018_09_13_arquivo_circuito culturaL_parque histórico

Parque Histórico

Também serão realizados encontros quinzenais no Parque Histórico com a presença de historiadores e moradores antigos do município. O intuito, conforme a Secel, é instigar o resgate das histórias de Lajeado.

No total, serão 20 encontros com até 50 estudantes e dois encontros abertos à comunidade no fim de semana. A expectativa da Secel é de abranger um público de 1,3 mil pessoas e movimentar o parque.

rodape-mapa-cidade1

Fábio Kuhn: fabiokuhn@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais