“Um sedã com design incomparável”, ressalta a Kia ao definir a nova geração do Cerato. O modelo apresenta linhas mais modernas no visual exterior. Entre as principais mudanças, está o novo formato dos faróis e para-choque com retoques. Há também rodas de liga-leve com aro 16 polegadas e lanternas traseiras com LED.
Na parte interna, o Cerato se mostra um veículo espaçoso. Tem um bom número de porta-objetos, entre eles, um baú que fica no console central. O porta-luvas é aberto por um botão e evita que os materiais caiam. Há rádio CD/MP3 e USB.
Um dos diferenciais em relação aos concorrentes é o ar-condicionado dual zone que entrega temperaturas diferentes nos dois lados da cabine.
De acordo com o supervisor de vendas Thales Giovanella, o Cerato ganha pela maciez na dirigibilidade e conforto aos passageiros. A suspensão é bem calibrada e filtra bem as irregularidades do solo. O volante é bem leve na hora de fazer manobras e rígido o suficiente em altas velocidades. “Também é um veículo com bom isolamento acústico. Você não escuta um barulho externo enquanto dirige”, pontua. Para quem gosta de comodidade, o Cerato chega ao mercado com volante multifuncional. Tem regulagem de altura e profundidade, controles de sistema de som, piloto automático, computador de bordo e bluetooth.
O câmbio é automático com seis marchas. Há possibilidade de mudança de marchas pelo paddle shift. São duas abas localizadas atrás do volante para subir ou reduzir a marcha.
O Cerato tem 4,65 m de comprimento, 1,78 m de largura, 1,44 m de altura e 2,70 m de entre-eixos. No tanque, cabem 50 litros de combustível. A capacidade do porta-malas é de 421 litros.
Economicidade
O motor flex 1.6 tem quatro cilindros e 16 válvulas capaz de entregar 122 cavalos de potência com gasolina e 128 cavalos com etanol. O Cerato chega de 0 a 100 km/h em 12,9 segundos. A velocidade máxima é 180 km/h.
Conforme Giovanella, a economicidade é um dos pontos fortes do veículo. Se abastecido com gasolina, ele faz 9,5 km/litro na cidade e 12,4 km/litro nas rodovias. No caso de etanol, as médias são de 6,6 km/litro na cidade e 9,1 km/litro nas rodovias.
Galeria de fotos
Equipamentos
Além dos equipamentos citados, o sedã da Kia tem airbag duplo, acendimento automático dos faróis, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, modo de condução Eco Drive/Sport/Normal, para-brisa com desembaçador elétrico, freios a disco nas quatro rodas, bancos do motorista com ajuste em altura, bancos em tecido, banco traseiro bipartido, relógio digital, controle de cruzeiro, couro no volante e alavanca.
Também sistema de áudio com quatro alto-falantes e dois tweeters, pedais e apoio de pé metálicos, vidros elétricos nas quatro portas, travamento central elétrico e com acionamento na chave, chave canivete com ativação do alarme, retrovisores elétricos com rebatimento automático e aquecimento, faróis de neblina, detalhes externos e internos cromados, isofix e coluna de direção ajustável.
Entre os que menos desvalorizaram
Levantamento feito pela Revista Auto Esporte aponta que o Cerato está entre os dez veículos que menos desvalorizaram em 2018. O sedã da Kia ficou na nona colocação, de acordo com dados da Tabela Fipe.
O fato de o modelo ser moderno e com tecnologia recente auxilia na manutenção do preço do Cerato, esclarece a revista. A baixa desvalorização é um fator decisivo na hora de escolher um veículo.
Galeria de fotos
Ficha técnica
Motor: 1.6 flex
Câmbio: automático com seis marchas
Direção: elétrica
Suspensão: Indep. McPherson (dianteiro) e eixo de torção (traseiro)
Freios: discos ventilados (dianteiro) e discos sólidos (traseiro)
Pneus: liga leve aro 16
Comprimento: 4,56 m
Largura: 1,78 m
Altura: 1,44 m
Entre-eixos: 2,70 m
Tanque: 50 litros
Porta-malas: 421 litros
Peso: 1,7 mil kg