A administração municipal iniciou nesta semana a pavimentação de toda a extensão da rua João Paulo II e um trecho da rua Lovane Hauschild, na Vila Esperança, bairro Canabarro. As obras fazem parte da etapa inicial do plano que contempla nove vias em diferentes bairros da cidade. O objetivo é concluir os serviços ainda este ano.
Conforme o secretário de Obras, Marcelo Walter, o governo destinou cerca de R$ 485 mil em recursos próprios nesta primeira fase de investimentos em mobilidade urbana. Outros projetos estão prontos e aguardam a aprovação de órgãos como a Caixa Econômica Federal e o programa Avançar Cidades, da União, para viabilizar a pavimentação de outras ruas estratégicas. Até o fim do mandato, a expectativa é abranger 50 vias do município.
De acordo com Walter, as ruas escolhidas atendem a reivindicações antigas de moradores, que aguardam com “grande expectativa” os serviços. Após a conclusão das duas obras iniciadas nesta semana, será a vez da rua Reinaldo Affonso Augustin, também no Canabarro.
As nove pavimentações programadas somam mais de 7,6 mil metros quadrados e contemplam ainda localidades dos bairros Teutônia e Centro Administrativo. O material consiste em blocos intertravados de concreto (paviesse).
Antes do início de cada obra, uma audiência pública é promovida para apresentar à comunidade local a proposta de pavimentação, incluindo os valores da contribuição de melhoria a ser cobrada dos moradores. O preço varia conforme a renda familiar e pode ser pago em até 60 vezes, com parcela mínima de R$ 50.
“Compromissos”
Nesta semana, representantes da administração municipal e câmara de vereadores visitaram as obras em andamento no bairro Canabarro. Conforme o prefeito Jonatan Brönstrup, as pavimentações das ruas João Paulo II e Lovane Hauschild eram compromissos assumidos pela atual gestão.
“Estamos tirando do papel um sonho de muitos anos da comunidade da Vila Esperança. Sabemos da importância desta obra, que vai trazer mais qualidade de vida para quem mora aqui e utiliza estas duas vias. É a primeira de muitas pavimentações que ainda faremos no nosso governo”, frisa o chefe do Executivo.
Outras pavimentações previstas
– Rua Reinaldo Affonso Augustin, entre as ruas Walter Sippel e 237, no Bairro Canabarro
– Rua lateral à ERS-128 (Via Láctea), entre as ruas Adolfo Hunsche e 110, no Bairro Teutônia (acesso à laticínios da Cooperativa Languiru)
– Rua 4 Norte, entre a Av. 1 Leste e a Rua 2 Leste, no Bairro Centro Administrativo
– Rua 6 Norte, entre a Av. 1 Leste e a Rua 2 Leste, no Bairro Centro Administrativo
– Rua 8 Norte, entre a Av. 1 Leste e a Rua 2 Leste, no Bairro Centro Administrativo
– Rua Ricardo Luersen, entre a Av. 1 Leste e a Rua 2 Leste, no Bairro Centro Administrativo
– Rua Pastor Kleinguenther, no Bairro Centro Administrativo – trecho 1: entre a Av. 1 Leste e a Rua 2 Leste; trecho 2: entre as ruas 2 Leste e Gustavo Henrique Shuck; e trecho 3: entre as ruas Gustavo Henrique Schuck e 9
Alexandre Miorim: alexandre@jornalahora.inf.br