Ao se aposentar, depois de ter sido muito ativo na sociedades, João Pedro Kuhn não quis ficar parado, e decidiu participar de uma atividade que ajudasse os idosos. Foi um dos fundadores da Associação de Trabalhadores Aposentados e Pensionistas de Lajeado e Região (Atapel), da qual a mulher Silvia Maria Kuhn, 67, é presidente. A entidade comemora 16 anos no dia 19.
Com recepção às 8h30min no salão paroquial da Comunidade Imaculada Conceição do bairro Moinhos, em Lajeado, a programação conta com assembleia de prestação de contas, às 9h, e culto tradicionalista, às 10h30min. Durante a manhã, será servido cuca e chimarrão e ao meio-dia associação convida a comunidade para o almoço. O baile segue durante a tarde, com a escolha da rainha e das princesas.
O encontro também conta com a presença do presidente da Federação dos Trabalhadores Aposentados e Pensionistas do Estado do Rio Grande do Sul, João Pedro Kuhn, e da Confederação Brasileira de Aposentados, Pensionistas e Idosos.
A entrada é gratuita para associados e as confirmações para o almoço devem ser feitas na sede da entidade, na rua Fialho de Vargas, 320, no centro de Lajeado, ou pelo 3748-0033.
Sobre a associação
Segundo Silvia, a Atapel realiza atividades para que o idoso não seja esquecido na sociedade. Entre elas, auxílio com convênios de saúde, assessoria jurídica para esclarecer dúvidas, carteirinha de transporte intermunicipal e aulas de pilates.
“Nossa principal função é ainda social, fazendo com que o idoso participe ativamente na sociedade, compartilhando suas experiências e tendo uma vida feliz”, conta. A associação também propõe passeios com os associados, ajudando nos custos.
“Hoje temos cerca de 1.350 associados, geralmente com mais de 60 anos, e sempre incentivamos que eles saiam de casa e se divirtam também”, comenta.
Na área da saúde, em parceria com o Hospital Bruno Born, o convênio médico oferece tratamento para algumas doenças e dores pelo corpo, além da orientação e esclarecimento de dúvidas. Os atendimentos da associação são feitos durante a semana, das 8h às 12h.
Bibiana Faleiro: bibiana@jornalahora.inf.br