Um homem de 37 anos foi preso em flagrante após assaltar a Loja Lebes, na avenida Rio Branco, principal via de ligação entre o centro e as rodovias BR-386 e RST-453. O fato aconteceu por volta das 14h desse sábado. O criminoso foi surpreendido por uma guarnição da Brigada Militar (BM) quando deixava o estabelecimento.
As câmeras de monitoramento registraram a prisão. O homem foi preso e encaminhado à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), em Lajeado, para o registro. Com o criminoso, a polícia recuperou notebooks, tablets e dinheiro em espécie. Também foi apreendida uma arma com munição.
De acordo com as primeiras investigações, o preso é natural de Bagé e tem antecedentes criminais por ameaça, tráfico de drogas, roubo a estabelecimento comercial, porte ilegal de arma de fogo e homicídio contra um policial na região central do RS. No estabelecimento, nenhum funcionário ou cliente foi ferido pelo homem.
Chefe do 40º Batalhão da Brigada Militar, o major Marcelo de Abreu Fernandes elogia o trabalho dos policiais militares e faz questão de ressaltar a importância das câmeras de monitoramento instaladas faz quase dois meses. “A abordagem dos policiais foi 100% correta. O criminoso foi surpreendido pela guarnição”, sustenta.
Chamado telefônico
Abreu informa que a BM tomou conhecimento do crime por meio de um chamado telefônico efetuado por um cliente que estava dentro da loja no momento do assalto. “Mas rapidamente a câmera foi direcionada para a fachada do estabelecimento, onde identificamos uma moto que já havia participado de um assalto naquela mesma manhã, em um posto de combustível, na Rota do Sol.”
Com isso, explica Abreu, os policiais que atuam na sala de videomonitoramento no quartel do 40º BPM avisaram os colegas sobre a possível rota de fuga do criminoso, que ainda estava dentro da loja. “As câmeras foram fundamentais para orientar os PMs e surpreender o bandido. E com as imagens, ninguém pode alegar que foram feiras coisas erradas. As imagens servem inclusive para treinamentos de abordagens.”

Abordagem dos policiais militares foi registrada por uma das câmeras na av. Rio Branco e monitorada pela BM
Dois meses
As câmeras foram instaladas faz quase 60 dias, lembra Abreu. São 24 aparelhos instalados em pontos estratégicos da cidade. Quatro fixas, e 20 giratórias. “Nesses quase dois meses constatamos a redução de crimes contra pedestres, lojas, entre outros. Principalmente nos locais monitorados”, comemora o chefe do 40º BPM.
Segundo ele, os equipamentos inibem o uso de drogas ilícitas em locais públicos. Recentemente, conta Abreu, um homem foi filmado em frente à rodoviária enquanto enrolava um cigarro de maconha. “Após, ele foi de motocicleta até Lajeado. Entramos em contato com a BM local, que o abordou e constatou a posse da droga”, afirma. “Monitoramos todas as atitudes suspeitas.”
De acordo com o secretário do Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Paulo Finck, o investimento anual para a manutenção de todos os equipamentos chega a R$ 300 mil. “No momento, não estão previstas novas câmeras”, adianta. Em julho, um jovem foi flagrado tentando furtar um dos equipamentos.
Rodrigo Martini: rodrigomartini@jornalahora.inf.br