Ao som de músicas gauchescas e com danças tradicionalistas, o Arte na Praça de domingo reuniu cerca de 1,5 mil pessoas para aproveitar o dia em meio à natureza da Praça João Zart Sobrinho.
As conhecidas exposições de artesanato apresentaram confecções de crochê, moldes em metais, reciclagem, objetos em vidro, entre outras peças criativas dos mais de 20 expositores, além da feira de produtos orgânicos e de brechós. Também teve brinquedos infláveis.
Em homenagem ao mês tradicionalista, os organizadores do evento convidaram a produtora cultural da empresa Affecto, Ana Lúcia da Silva, para escolher a programação. Ela convidou a professora Renata Presser que trouxe dois casais do curso de dança infantil e juvenil para apresentarem coreografias de salão e da cultura gaúcha como o vanerão, o chamamé e o bugio.
O professor Gabriel Giacamalli também trouxe quatro peões para encenar a chula, dança praticada em desafio com outro dançarino e com apresentação ao vivo de um gaiteiro convidado. Para embalar a tarde, teve apresentação das Farrapas e Tropilhas, grupo de mulheres do CTG Tropilha Farrapos, coordenado pela professora Renata.
As coreografias simbolizaram a cultura gauchesca que, segundo Ana Lúcia, deveria ser incentivada em todas as épocas do ano, para que as pessoas se acostumem, e não valorizam apenas no mês de setembro.
Produtora faz 15 anos, ela conta que o Arte na Praça foi um incentivo para a criação de um novo evento cultural em parceria com a Secel Lajeado e a Fac RS, que será lançado em outubro. É o Circuito Cultural que, além de incentivar o tradicionalismo e o patriotismo e criar uma memória cultural com histórias que não estão nos livros, também procura integrar o Arte na Praça a todos os bairros da cidade.
Com músicas nativas, Atahualpa Maicá também se apresentou na praça no domingo. Ele é compositor e cantor gaúcho e em suas letras o culto às águas é sua inspiração, já tendo composto sobre o Rio Taquari.
Mais tarde, ao piano, Vicente Breyer misturou diversos ritmos e gêneros musicais como o jazz e MPB.
Famílias visitaram o Arte na Praça onde também teve mateada. O evento tem apoio do Sesc de Lajeado, Univates, Cuca Sonorizações e Moraes Maia Coletas.
No mês de outubro, em especial ao Dia das Crianças, o Arte na Praça ocorre no dia 14 com músicas características e atividades diversas em alusão à infância e ao mundo infantil.
Bibiana Faleiro: bibiana@jornalahora.inf.br