Estudo sobre Inovates é destaque nacional

Inovação

Estudo sobre Inovates é destaque nacional

Trabalho de conclusão no curso de Administração produzido por Ramon Fick ficou em terceiro lugar na categoria Empreendedorismo, Startup e Inovação do 29º Enangrad, em São Paulo

Estudo sobre Inovates é destaque nacional
Vale do Taquari

Uma pesquisa realizada na Univates foi destaque no 29º Encontro Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (Enangrad). Desenvolvido por Ramon Fick com orientação da professora Liciane Diehl, o trabalho ficou em terceiro lugar na categoria Empreendedorismo, Startup e Inovação.

O evento foi realizado na Fecap, em São Paulo, e abordou o tema “Gestão da aprendizagem no contexto das transformações”. Os trabalhos inscritos foram avaliados por uma equipe de 72 professores e pesquisadores da área de ensino e aprendizagem, das cinco regiões do país, e por um comitê estratégico especializado.

De acordo com Fick, a escolha da Incubadora Tecnológica da Univates (Inovates) como tema da análise partiu da necessidade de se aproximar do ambiente empreendedor. Por meio do trabalho, conheceu o perfil dos jovens empreendedores vinculados à instituição, suas experiências de vida e também a percepção deles sobre temas como ensino e incentivo ao empreendedorismo no Brasil e na Univates.

“Mais do que simples entrevistas, foram trocas de ideias. Adquiri conhecimento que vou carregar comigo e tentar usar da melhor forma”, destaca. Para Fick, os empreendedores da Inovates são visionários, com uma forma de pensar voltada para a inovação.

[bloco 1]

Conforme o estudante, a Inovates oferece a estrutura necessária para incentivar o empreendedorismo e gerar novas oportunidades de mercado, por isso, é muito elogiada pelos incubados. “A instituição dá todo o apoio e condição necessária para transformar ideias em negócios.”

Segundo Fick, são poucas as instituições de ensino no país com a estrutura que a Univates oferece por meio da Inovates. Para ele, diante deste ambiente de incertezas, uma assessoria desse porte pode ser fundamental para determinar o sucesso de um negócio.

Incubadora tecnológica

Coordenadora da Inovates, Cíntia Agostini acredita que a pesquisa realizada por Fick reflete um pouco da proposta da incubadora, em seus 15 anos de existência, e do parque tecnológico da Univates. Segundo ela, a função da instituição é mediar as empresas e os negócios inovadores do Vale do Taquari.

“Nosso papel é conseguir fazer com que as ideias se tornem negócios”, aponta. Conforme Cíntia, hoje 27 empresas das mais diversas áreas fazem parte da Inovates. Elas ficam até quatro anos na estrutura entre a pré-incubação e a incubação.

“Ajudamos a desenvolver esse negócio por meio de consultorias, mentorias e qualificações. Quando ele está maduro, vai para o mercado concorrer”, reforça. Para ela, a classificação no Enegrad reforça a atuação e desafia a instituição a incentivar cada vez mais o empreendedorismo.

Etapas e modalidades

A participação na Inovates é dividida em duas etapas. A primeira é a pré-incubação, em que os empreendedores recebem apoio da incubadora por meio de mentorias, consultorias e qualificações para desenvolver seu plano de negócios e transformar suas ideias em empreendimentos de sucesso.

A etapa seguinte é a incubação, na qual os empreendedores executam e validam seu plano de negócios com o apoio da incubadora.

As empresas podem participar da incubadora por meio de residência interna e externa. A residência externa possibilita o uso da infraestrutura física compartilhada e facilidades, o acesso e a utilização dos serviços de apoio científico e tecnológico e de suporte técnico da Inovates. A interna ainda inclui o uso de dependência específica ou espaço coletivo da Univates para as ações da empresa.

Incubadora faz parte do Parque Tecnológico da Univates

Incubadora faz parte do Parque Tecnológico da Univates

Demais trabalhos

Outros três estudos de alunos da Univates foram classificados para apresentação no Enangrad

Nathalia Helena Cervo – Planejamento da sucessão nas indústrias familiares de Muçum/RS (orientado pelo professor Gabriel Braido)

Sonimara Debortoli – Análise do mercado de trabalho a partir da percepção das pessoas desempregadas (orientado pela professora Liciane Diehl)

Willian Emilio Pivatto – Comportamento de compra pela internet de alunos de uma universidade localizada no Rio Grande do Sul (orientado pelo professor Samuel Martim de Conto)

Acompanhe
nossas
redes sociais