Ambiente perfumado

Bem-estar

Ambiente perfumado

Os aromas definem a personalidade tanto de uma pessoa quanto de um ambiente. Aprenda a escolher o seu

Ambiente perfumado
Vale do Taquari

Cheiros podem proporcionar bem-estar, concentração, relaxamento e ainda transformar ambientes. A aromatização dos espaços, seja em casa ou um estabelecimento comercial, faz toda a diferença para quem transita nesses locais. Presentes em todos os ambientes da Casacor de Porto Alegre, os aromas imprimem ainda mais personalidade naquele local.

De acordo com Danuze Kamphorst, 40, proprietária da Êvie D’parfum, de Lajeado, o Vale do Taquari tem dado mais importância aos cheiros e aromas nos últimos anos. “Tenho a loja e fábrica aromatizantes faz quinze anos e percebo que a preocupação com o bem-estar das pessoas através das fragrâncias tem aumentado”, conta. Ela, que fornece produtos para todo o Brasil, aos poucos constata que essa tendência já difundida nas capitais está chegando ao vale.

Danuze explica que as fragrâncias são aliadas do marketing para que as empresas consigam fixar suas marcas por meio do olfato e ainda causar bem-estar aos clientes. “Um local com cheiro agradável tende a fazer com que uma pessoa passe mais tempo lá dentro. Sentindo-se bem, não sabendo exatamente por que, o cliente vai ficando e acaba por olhar ainda mais produtos aumentando seu potencial de realizar uma nova compra”, revela.


Pirâmide olfativa: como escolher um perfume

voce_13

1 – Notas de saída

Em primeiro lugar, estão as notas de saída, ou de cabeça, que se compõem de matérias-primas mais voláteis, porque evaporam mais rapidamente. Sabe aquela impressão que se tem quando sente a fragrância pela primeira vez? Esses elementos representam de 10% a 20% da fórmula do perfume. Geralmente são elementos mais frescos, cítricos e verdes. Podem ser como laranja, limão, manga, bergamota, pinho, eucalipto e mandarina.

2 – Notas de coração

Correspondendo a 40% da fórmula dos perfumes, as notas de coração são a personificação da fragrância. É a alma do perfume ou o tema principal, aquele cheiro que vai ficar na pele. É a essência do perfume. Esses elementos, geralmente florais ou frutais, incluem jasmim, rosa, lavanda, muget e peônia. Têm os aromáticos também como a pimenta.

3 – Notas de base

No fim, os que aparecem são as notas de base, ou fundo, que têm peso molecular bem alto. Esse é o cheiro que se difunde pela epiderme e corresponde a cerca de 40% a 50% da fórmula. Aromas como vetiver, sândalo, âmbar, patchouli, cedro, raiz de íris e almíscar.

Agora que você já sabe como funciona o processo de evaporação dos perfumes, pense no cheiro que você quer que seja marcante e faça uma boa escolha.


Aromatizando

Com base na aromaterapia, um melhor aroma para os espaços traz boas sensações. Para isso, existem várias formas de perfumar ambientes. Varetas, sprays, peças de cerâmica, plugues de tomada, incensos, difusores a vela e elétricos, bolas de madeira, águas perfumadas e sachês são algumas delas.

flor olfativa

De acordo com a aromaterapeuta de São Paulo, Paula Véscovi, há indicação de aromas para todos os espaços da casa. Para ela, após um dia exaustivo de trabalho, nada melhor que um cheirinho de hortelã-pimenta para revigorar e estimular o corpo. revigorante e estimulante. “Também indico o aroma de laranja com lemongrass, que é relaxante e calmante”, diz.

Já na hora do sono, a camomila, lavanda, melissa e manjerona ganham destaque. “Os quartos precisam de aromas suaves e tranquilizantes se a ideia é dormir bem”, indica. Mas se a intenção é o romance, o jasmim, sândalo, patchouli, nérolli, rosa, cardamomo, ambrette ou ylang ylang são mais indicados.

O cheiro em particular que está ganhando respeito entre pesquisadores do sono é o de lavanda. Um estudo da Wesleyan University descobriu que esse aroma em especial ajuda a melhorar a qualidade do sono em homens e mulheres. Os indivíduos do estudo que cheiraram lavanda antes de dormir tiveram um aumento das ondas deltas do sono, o que significa que eles dormiram mais profundamente e acordaram com mais energia na manhã seguinte.

O banheiro precisa de uma atenção especial. Os aromas recomendados para ele são: limão, pinho, cipreste, eucalipto, hortelã e tea tree; flores, lavanda e gerânio. “O importante mesmo é que tenha cheirinho de limpeza e que seja de fato limpo, claro”, comenta.

Por outro lado, a atmosfera dinâmica da sala de visitas merece um cheirinho de canela, que aquece o ambiente e estimula a interação entre as pessoas. “É claro que nela também é possível, relaxar, assistir a um filme e estudar. Então, se você deseja uma forcinha nos estudos, o alecrim é a dica”, revela.


Árvore olfativa

De acordo com a especialista em perfumes, Renata Ashcar, a árvore olfativa representa basicamente os seis grupos de perfumes e suas subdivisões. A árvore foi elaborada por ela com base em referências clássicas da perfumaria, ou seja, das notas mais importantes dentro da categoria que inspiraram ou deram origem à direção olfativa, que acabou constituindo uma família.

arvore olfativa

 

 

Acompanhe
nossas
redes sociais