Vale celebra a Semana da Pátria

Vale do Taquari

Vale celebra a Semana da Pátria

Encantado, Cruzeiro do Sul, Fazenda Vilanova e Bom Retiro do Sul têm atividades entre sexta e sábado

Vale celebra a Semana da Pátria
Vale do Taquari

O tempo firme previsto para o feriadão da Independência deve movimentar a área central de pelo menos quatro cidades do Vale. Encantado, Cruzeiro do Sul, Bom Retiro do Sul e Fazenda Vilanova têm programação alusiva ao 7 de setembro.

Em Cruzeiro do Sul, o feriado começa com Desfile Cívico. O ato ocorre a partir das 9h, ao longo da rua General Neto, no centro, partindo do cruzamento com a rua Visconde do Rio Branco, seguindo até a Praça Dona Laura, no entroncamento com a rua São Gabriel.

De acordo com a secretária Anelise Assmann, serão centenas de pessoas envolvidas, entre integrantes de escolas e diversas entidades da comunidade.

O tema deste ano será – “Sobre importâncias: Vamos dar as mãos?”, que está sendo abordado durante o ano letivo nas escolas. “O objetivo é ressaltar valores e respeito”, diz a secretária.

O tradicional Desfile Cívico da Pátria de Bom Retiro do Sul também ocorre nesta sexta-feira. Iniciará às 8h30min. A concentração das escolas será na rua Osvaldo Aranha e adjacentes. O desfile será realizado na rua Jorge Fett. As ruas do trajeto estarão com restrição para a circulação de veículos.

A novidade deste ano é a participação de três bandas marciais da região: de Fazenda Vilanova, Taquari e Tabaí. A Secretaria de Educação e Cultura estima que cerca de cinco mil pessoas participem do desfile, entre alunos, pais, professores e convidados.

Em Santa Clara do Sul, além do desfile de alunos, houve hora cívica e apresentações de talentos locais no Ginásio de Esportes

Em Santa Clara do Sul, além do desfile de alunos, houve hora cívica e apresentações de talentos locais no Ginásio de Esportes

Rústica

Em Encantado, o feriado da Independência será marcado pela 7ª Rústica da Pátria, no Parque João Batista Marchese, com a largada prevista para as 9h (detalhes no caderno de Esporte.)

Já Fazenda Vilanova celebra o Dia da Independência neste sábado, com Desfile Cívico. Conforme o prefeito José Cenci, é aguardada a participação de 40 entidades do município, entre escolas, clube de mães, CTGs, grupos de idosos, associações e instituições.

As apresentações iniciam às 9h, na avenida Rio Grande do Sul, no centro. A temática deste ano é “Cara e Cor, Resgatando Nossa Identidade”.

Semana 

Em Forquetinha, o desfile ocorreu na manhã de quinta-feira, 6, e atraiu cerca de mil pessoas à avenida Martin Luther. Conforme a secretária Deisi Mathias da Silva, a caminhada foi uma oportunidade para as escolas trabalharem questões como ética, cidadania, símbolos pátrios e temas atuais como preservação do meio ambiente. O tema escolhido foi “Tudo Muda, Quando você Muda!”

Em Estrela, a semana teve horas cívicas todos os dias, em frente à praça. Em Santa Clara do Sul, o desfile também ocorreu na manhã dessa quinta-feira.

Gesiele Lordes: gesiele@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais