“Trabalhar te deixa mais esperto”

Notícia

“Trabalhar te deixa mais esperto”

Para Diego da Cruz Homem, 22, acordar cedo para trabalhar todos os dias é a oportunidade de provar que a síndrome de Down não é um limitador. Natural de Pelotas, ele e a família moram em Lajeado faz cerca de…

“Trabalhar te deixa mais esperto”

Para Diego da Cruz Homem, 22, acordar cedo para trabalhar todos os dias é a oportunidade de provar que a síndrome de Down não é um limitador. Natural de Pelotas, ele e a família moram em Lajeado faz cerca de cinco anos.
Como é o seu dia?
Levanto às 5h, coloco a roupa, tomo café e vou com o Henrique (padrasto) pegar o carro. Depois, vou para a parada pegar o ônibus. Daí, vou trabalhar na Beira Rio. Eu empacoto sapatos. Em casa, arrumo o quarto: a cama, o guarda-roupas; coloco roupas de molho, e varro também, deixo tudo pronto. Antes de trabalhar, eu ia na Apae para estudar: ler e escrever. Agora, faço aulas (particulares) para aprender a mexer com o dinheiro e melhorar a leitura.
E para se divertir o que você gosta de fazer?
Gosto de jogar videogame, o The Walking Dead Survival Instinct. Sou bom no jogo. Chego em casa às 16h. Troco de roupa e levo o Rufus (cão) para passear um pouco. Também gosto de capoeira, de corrida e de natação.
Para qual time você torce?
Sou do Inter; não gosto do Grêmio. Torço para dois times: para o Inter e para o São Paulo. Eu me lembro dos jogadores do Inter: o D’Alessandro, o Leandro Damião, o Alisson, o Rodrigo Moledo, o Guiñazúo, o Kléber, o Nei e o Diego Forlán. O Inter está bem, até ganhou por 3 a 1 do Vasco!
O que você está achando do trabalho?
Todo mundo é legal. Tem a Maria (que é a ‘madrinha’, uma espécie de supervisora que acompanha Diego), o Maurício, o Rodrigo, a Angélica, a Camila, o Douglas e o outro Maurício. Todo mundo me trata normal. É bom; trabalhar te deixa mais esperto.
Qual a coisa que já aconteceu na sua vida que mais te deixa feliz?
Poder ganhar meu dinheiro. Hoje (dia 5) ganhei meu primeiro contracheque. Outro dia eu ganhei uma cesta básica na empresa. Cheguei em casa e fiz uma surpresa para a minha mãe. Pedi para ela fechar os olhos e mostrei o rancho que consegui com o meu trabalho. Depois, eu disse que ia cozinhar. Gosto de fazer arroz, feijão, aipim, bife e ovo. Para fazer batata frita, a mãe ajuda.
Você já sabe o que você vai fazer com o seu primeiro salário?
Eu vou comprar um perfume e fazer uma tatuagem. Vou fazer uma caveira de armas da Tropa de Elite no peito. Gosto de filme de ação e de filme de medo.
O que você espera para o futuro?
Meu sonho é ser um trabalhador de verdade; ganhar mais dinheiro, casar e ter uma família.

Gesiele Lordes: gesiele@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais