Há cerca de 145 anos, no sul da Itália, surgiu um lugarzinho com cheiro de café. Domenico Barbera fundou o Café Barbera, um dos mais antigos da Europa, que passou por cinco gerações da família até hoje, chegando também ao número 627 da Av. Benjamin Constant, no centro de Lajeado.
A planta do café pertence originalmente ao continente africano, nas regiões altas de Cafa e Enária, na Etiópia. Os árabes adotaram a ideia e começaram a cultivar a sementinha com propriedades medicinais na época utilizadas para a saúde. Depois disso, a planta se espalhou pela Europa e foi trazida à América, difundindo a cultura também no Brasil.
Conservando a tradição, a qualidade e o sabor característico do café, a cafeteria no Brasil seleciona o grão direto do produtor, escolhendo cuidadosamente as melhores plantações de café brasileiras, da América Central e Indonésia.
A cada tipo de grão selecionado, é dedicado um tipo diferente de torrefação e mistura. Todo expresso no Café Barbera é feito manualmente por baristas que são treinados com a mesma filosofia de seu fundador. Seu conceito adota valores de respeito, reverência e paixão pelo autêntico expresso italiano. Entre as opções, o café expresso é o mais pedido, mas ouros tradicionais como o mocaccino de chocolate e leite condensado e cafés gelados também são preparados no lugar.
O atendimento é de segunda a sábado das 7h30min às 20h, sem fechar ao meio-dia e, nos domingos, das 15h30min às 20h.
O local tem capacidade para atender 45 clientes, em uma decoração marcada por autenticidade, elegância e conforto. Quem vai degustar suas especiarias entra em um ambiente acolhedor com as cores quentes, assemelhando-se ao vapor do café.
As mesas são cobertas por vidro e seu interior é enfeitado com grãos de cafés. As paredes também fazem alusão à bebida tão querida pelos brasileiros, e seu conceito viaja ao mundo em todas as lojas do Café Barbera.
No cardápio, as inspirações são italianas: sanduíche “Panini” (sanduíche prensado), saladas mediterrâneas, croissants, café da manhã, queijos grego e italiano, salgados, doces, entre outras delícias. Os preços variam de R$ 2,5 a R$ 23.