O Ensino Médio nacional está muito abaixo da média dos países desenvolvidos e mesmo daquela estipulada pelas autoridades educacionais para proporcionar o mínimo de qualidade aos estudantes. A comprovação veio por meio dos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, divulgados pelo Ministério da Educação (MEC). No Vale, nenhum colégio público alcançou a meta prevista.
As notas se traduzem com a alta evasão dos alunos, reprovação acima da média e, no futuro, o despreparo dos jovens para o exercício profissional. O que se espera é uma escola pública de qualidade, capaz de mostrar o caminho para o estudante. Isso passa pela valorização do professor, pela atualização curricular, uso correto das tecnologias de informação e pelo engajamento comunitário.
A função do educador é fundamental à sociedade. Hoje são mais do que difusores do conhecimento. Também fazem o papel de psicólogo, dão atenção e carinho. Assumem responsabilidades que ultrapassam as lições em sala de aula.
[bloco 1]
O momento é de transformação e os desafios para melhorar a educação permeiam diversos segmentos da sociedade. A escola tem um papel fundamental. Só com educação se faz uma sociedade mais crítica, consciente e atuante.
Distanciar os alunos das escolas é deixá-los à própria sorte. Longe do ambiente escolar, a tendência é desperdiçar o tempo na rua. Um risco. Frente à falência em diversos serviços públicos, esperar que ele se dedique ao estudo longe dos colégios é ingenuidade. É preciso incentivar o contrário. São necessárias mais escolas de turno integral. Não no modelo só de sala de aula. Mas com uma educação transformadora, que ensine a pensar, não só decorar fórmulas ou regras gramaticais.
A sociedade sonha com um país que alcance destaque internacional. Mas os governos ignoram os sacrifícios necessários para chegar nessa meta. A educação deve ser prioridade. Isso representa um plano de nação, com investimentos, com políticas públicas afirmativas, com qualificação e valorização dos docentes.
Editorial
Resultado negativo
O Ensino Médio nacional está muito abaixo da média dos países desenvolvidos e mesmo daquela estipulada pelas autoridades educacionais para proporcionar o mínimo de qualidade aos estudantes. A comprovação veio por meio dos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica,…