Apenas escolas privadas alcançam a meta

Vale do Taquari - AVALIAÇÃO DO ENSINO

Apenas escolas privadas alcançam a meta

A avaliação do Ensino Médio nas escolas públicas do Vale ficou abaixo de 5,1 pontos. Entre 26 estabelecimentos, nenhum atingiu a meta. Na rede privada, as três participantes superaram a nota prevista pelo MEC

Apenas escolas privadas alcançam a meta
Vale do Taquari

A região não conseguiu superar a falta de qualidade no Ensino Médio na rede pública, conforme dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) anunciados nessa segunda-feira.

Da meta de 5,1 pontos estimada pelo Ideb, o RS atingiu média de 3,7 pontos nas escolas públicas e privadas, em uma escala que vai de zero a 10. No Ensino Médio, a média foi de 3,8 no estado, enquanto na região a pontuação foi de 4,08.

Desde 2005, o estado mantém a nota no mesmo patamar, abaixo da expectativa do Ministério da Educação, variando a pontuação entre 3,6 a 3,9.

Embora o índice de 2017 tenha sido um décimo superior ao da edição anterior, em 2015, quando o Ideb foi de 3,6, o resultado do ano passado mostrar-se inferior em outras ocasiões, como em 2009 e 2013, quando alcançou-se 3,9.

Destaques

No Vale, a Escola Estadual de Ensino Médio Pedro Rosa, em Tabaí, obteve a melhor pontuação, atingindo 4,9, dois décimos abaixo da estimativa do Ideb.

De acordo com diretora Mária de Fátima Pereira, 50, o resultado que se aproxima do esperado pelo Ministério da Educação mostra o comprometimento da escola com os alunos, somado à interação com a comunidade escolar.

“Desenvolvemos diversos projetos de leitura e seminários para ressaltar a importância da leitura e do estudo em nossos alunos”, destaca a diretora.

Piores notas

Coube às escolas estaduais Jacob Arnt, em Bom Retiro do Sul, e a Barão de Antonina, em Taquari, a pior pontuação do Ideb na região. Ambas obtiveram apenas 3,2 – o que corresponde a cinco décimos da média do estado e quase 2 pontos abaixo do estimado pelo MEC.

“Para ter um bom trabalho, precisamos estar integrados com a família. Deixamos algo a desejar e faremos uma avaliação sobre o que temos que melhorar”, diz a vice-diretora da Jacob Arnt, Rosângela Pereira.

Alunos do terceiro ano do Ceat cumprem jornada semanal de 35 horas. Diretor salienta importância da leitura

Alunos do terceiro ano do Ceat cumprem jornada semanal de 35 horas. Diretor salienta importância da leitura

Rede privada

O Colégio Evangélico Alberto Torres (Ceat) atingiu nota de 7,2 em Lajeado, e de 6,4 em Roca Sales. Além de obter a melhor pontuação da região, o Ceat está entre as melhores escolas do RS, segundo o Ideb. Para o diretor Rodrigo Ulrich, os indicadores pedagógicos mostram-se como o carro-chefe para o bom desempenho escolar.

Ideb

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é o principal indicador da qualidade da educação básica no Brasil. A cada dois anos, em uma escala que vai de zero a 10, calcula o desempenho das escolas públicas e privadas do país nos ensinos Fundamental e Médio, a partir questões aplicadas aos alunos em provas de Língua Portuguesa e Matemática e da taxa de aprovação. A meta para o Brasil é alcançar a média 6 até 2021. As escolas da rede privada participam por adesão, e não é calculado o Ideb delas, apenas a média de toda a rede.

Os resultados do Ideb 2017 para escola, município, unidade da federação, região e país são calculados a partir do desempenho obtido pelos alunos que participaram do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2017 e das taxas de aprovação, calculadas com base nas informações prestadas ao Censo Escolar 2017. Só têm as notas divulgadas as escolas com pelo menos dez alunos matriculados nas etapas avaliadas – 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio – e em que o número de alunos participantes do Saeb 2017 tenha alcançado 80% dos alunos matriculados.

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Entrevista

“A leitura promove discernimento e interpretação”

A Hora – Quais são os pilares do Ceat que resultaram nesta boa pontuação no Ideb?

Rodrigo Urich – É o primeiro ano que participamos do Ideb. Nosso ensino parte de um tripé, onde em primeiro lugar o aluno concebe o papel e o compromisso com o estudar. Este valor tem papel fundamental em sua trajetória e nosso aluno está dentro desta cultura. Nos outros dois pilares, estão a família que é presente em nossa escola e investe na educação e os profissionais do colégio – profissionais capacitados e comprometidos em desempenhar a tarefa de formar nossos estudantes.

O que você aponta como elemento primordial para a educação dos alunos?

Urich – No Ceat, nossos alunos do 3o ano cumprem carga horária de 35 horas semanais, o que seriam 10 horas além do mínimo de 25 horas em outras escolas. Nesse contexto, desde as primeiras séries,, incentivamos o aluno a ter a capacidade de auto-avaliação. Por meio disso, fazemos simulados de provas para medir o conhecimento e, partir dos resultados, nossos professores buscam identificar como priorizar o ensino nas disciplinas. Mas acredito que nosso incentivo no gosto pela leitura, desde cedo, promove maior discernimento e interpretação em nossos alunos.

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Cristiano Duarte: cristiano@jornalahora.inf.br | Colaboração: Ezequiel Neitzke

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