Seminário debate literatura independente

Lajeado

Seminário debate literatura independente

Caravana da seccional gaúcha da Academia de Letras do Brasil fala a alunos e comunidade, na manhã de sábado

Seminário debate literatura independente
Lajeado

É por um bom motivo que os alunos do Colégio Estadual Presidente Castelo Branco foram convidados a estar no colégio neste sábado. É que uma caravana de escritores da Academia de Letras do Brasil (ALB) escolheu Lajeado para ser a segunda cidade a receber um evento de promoção da literatura independente. A primeiro foi em Cruz Alta.

Segundo o coordenador da caravana, Adriano Luis Turelli Spezia, 57, a ação é gratuita e aberta para alunos e demais interessados da comunidade em geral. Autor de dois livros sobre espiritualidade e pensamento filosófico e integrante de 15 coletâneas, Spezia é também acadêmico da Alivat.

Há um ano, o morador de Lajeado integra a Academia de Letras do Brasil. A ALB foi fundada em 2001 e agrega escritores independentes de todo o país. Com caravanas estaduais, incentiva o consumo e a produção literária. “Em Cruz Alta, o evento foi muito bem aceito. Os alunos interagiram, não queriam ir embora. Foi muito legal”, comenta.

Ele também diz que muitos jovens demonstram mais do que o gosto pela leitura, mas a intenção de se tornarem autores. “Despertar talentos, novos escritores, é um dos objetivos, bem como divulgar os autores locais e regionais. Hoje as editoras têm alguns autores escolhidos e deu.”

Além de Spezia, compõem a caravana os seguintes escritores: Milton José Pantaleão Junior, Adélia Einsfeldt, Darcy Pinheiro, Eduardo Campo, Everton Gullar, Ilma Borges, João Riel, Lígia Scarello, Lilian Rocha, Maria José Bela, Nurimar Bianchi, Rosângela Plá, Simone Friedrich, Maria Maciel e Teresinha Couto.

Segundo o coordenador, o grupo irá falar sobre sua trajetória na escrita independente e dar algumas orientações a quem pensa em seguir esse caminho. “É um trabalho que exige muito persistência e dedicação.”

Programação

9h – Diálogo literário na escola
• Depoimentos: “Como virei escritor”
• Realidade da literatura independente
• Trocas poéticas

10h30min – Diálogo literário na comunidade
• O que é literatura independente?
• Estratégias de promoção de escritores gaúchos
• Trocas poéticas

Gesiele Lordes: gesiele@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais