Série do A Hora vence prêmio no RS

Vale do Taquari

Série do A Hora vence prêmio no RS

Pela primeira vez em mais de 30 anos, um jornal do interior ganhou o prêmio Setcergs

Por

Série do A Hora vence prêmio no RS
Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A série de reportagens sobre a greve dos caminhoneiros publicada pelo A Hora foi a grande vencedora do 31º Prêmio Setcergs de jornalismo. A premiação foi entregue na sexta-feira, 29, no encerramento da 20ª Transposul, em Bento Gonçalves.

De acordo com o presidente da entidade, Afrânio Kieling, é a primeira vez em mais de 30 anos que um jornal do interior recebe o prêmio principal. “É uma satisfação entregar o prêmio para a equipe perante o trabalho realizado, que estava maravilhoso.”

O concurso premiou trabalhos jornalísticos que abordaram assuntos relacionados com o transporte rodoviário de cargas e logísticas e aspectos históricos sobre o tema. Concorriam reportagens e fotografias publicadas em jornais, revistas e redes de televisão do RS entre os dias 3 de julho de 2017 e 8 de junho de 2018.

Além do grande prêmio, também foram escolhidos os melhores trabalhos de cada categoria. O julgamento ocorreu na sede do Setcergs, em Porto Alegre, no dia 21 de junho.

Participaram da comissão julgadora os jornalistas Antônio Goulart, da Associação Riograndense de Imprensa (ARI); Joabel Pereira, da Federação das Empresas de Transportes Rodoviários do Rio Grande do Sul (Fetergs); Paulo Ziegler, da Plus Comunicações; e Vilmar da Rosa, da Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Rio Grande do Sul (Arfoc).

07_AHORA

Trabalho em equipe

Participaram da série de reportagens os repórteres Thiago Maurique, Alexandre Miorim, Caetano Pretto, Cristiano Duarte, Ezequiel Nietzke, Gisele Feraboli e Rodrigo Martini, com participação dos diagramadores Fábio Costa, Luana Quadros e Gianini Oliveira. A revisão foi de Viandara Rempel. Na coordenação da equipe, o diretor de Conteúdo Fernando Weiss e o editor Filipe Faleiro.

Além da equipe da redação que realizou as matérias, a empresa também contou com o comprometimento de todos os outros setores diante das dificuldades surgidas devido ao bloqueio das estradas e à falta de combustível nos postos do Vale do Taquari.

De acordo com Weiss, a empresa precisou enviar veículos para Porto Alegre e Caxias do Sul para garantir o abastecimento e assegurar a entrega do jornal durante os dias de greve. Ao todo, a cobertura teve dez edições, publicadas entre os dias 22 de maio e 5 de junho.

Vencedores

* Grande Prêmio
“Série de reportagens sobre a greve dos caminhoneiros” (jornal A Hora)

* Categoria Fotografia
“BR-386 – Uma estrada de risco” (Mateus Bruxel, jornal Zero Hora)

* Categoria Jornal/Revista
“ERS-118 – A obra que nunca acaba” (Luciamen Caiaffo Wink e Mauren Xavier, jornal Correio do Povo)

* Categoria Rádio
“Roubo de cargas: do aliciamento de caminhoneiros à lavagem de dinheiro financiada por facções e policiais” (Cid Martins, Rádio Gaúcha)

* Categoria Televisão
“Duplicação da BR-116 – três décadas de espera” (Andrei Rossetto, SBT RS)

Thiago Maurique: thiagomaurique@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais