Ao ritmo de bandinha alemã abriu as comemorações do aniversário de 142 do município no lançamento da edição de 2018 da Maifest, no Centro de Cultura e Turismo Bertholdo Gausmann. Em maio, mês que nomeia o evento, as comemorações de emancipação seguem por dez dias de programação no Parque Princesa do Vale e no Centro Comunitário Cristo Rei. As festividades iniciam no dia 17 de maio.
Entre shows e atividades diversas como os tradicionais bailes e festas temáticas, a Maifest vai contar com provas germânicas inusitadas e clássico de grenais disputados pela comunidade. A expectativa do governo é que mais de dez mil pessoas passem pelo Parcão nos dias 19 e 20. Os lucros da Maifest serão destinados à Apae e à Liga de Feminina de Combate ao Câncer.
“É um evento que destaca a tradição alemã da cidade”, diz o secretário de Cultura e Turismo de Estrela, Marcelo Braun.
A Maifest também congrega outros eventos e festivais da cidade, como o 19º ParkChoppFest e o 53º Festival do Chucrute.
“É a pura representação da cultura alemã no município de Estrela. Reflete bem o tripé da colonização alemã: a fé, a família e o trabalho comunitário”, comenta o prefeito Rafael Malmann. Segundo ele, a fé é representada pela integração das comunidades católica e evangélica no festival do Chucrute, em que a primeira sede o ginásio e a segunda organiza o evento. A família é retratada pelo envolvimento comunitário e, por último, o trabalho simboliza ações voluntárias das pessoas em prol da festividade.
Cultura
Entre as atrações para o Parque Princesa do Vale, o Grupo Tholl abre a Maifest, no dia 17 de maio. Além disso, o jovem cantor gaúcho Thomas Machado, que ficou conhecido no país ao vencer o The Voice Kids, faz show no dia 20, quando Estrela comemora o aniversário da cidade.
A gincana dos Jogos Germânicos deve movimentar em torno de dez equipes e pelo menos 350 atletas. As inscrições estão abertas na Secretaria de Esportes e Lazer (Smel).
Além disso, DJs e bandas também animarão a Maifest. Brinquedos infláveis serão opções para crianças. No local, a alimentação ficará por conta de food trucks. “Para nós, do Rotary Club, é uma satisfação exaltar a cultura da cidade e ao mesmo tempo beneficiar entidades que precisam de nosso apoio”, conta o presidente Renato Braz Gerhardt.
Cristiano Duarte: cristiano@jornalahora.inf.br