Ontem o Lajeadense comemorou 107 anos de história, e quem recebeu o presente foi a sua torcida. No domingo, o Alviazul recebeu o Santa Cruz em partida válida pela 11ª rodada da Divisão de Acesso. Conquistou uma vitória fundamental para se manter na briga pela classificação.
A vitória manteve a esperança do Lajeadense, que mesmo fora da zona de classificação, ainda depende apenas de si para chegar às oitavas de final. Na próxima rodada, encara o quarto colocado, Bagé, naquela que será a partida mais importante do ano para o time de Lajeado.
O Lajeadense é quinto colocado, com 15 pontos. Está três atrás do Bagé. A próxima partida será de vida ou morte para o Alviazul. Como as duas equipes se enfrentam, uma vitória garante a ascensão ao G4, enquanto que uma derrota praticamente tira as chances de classificação.
A equipe terá a semana inteira para se preparar para o confronto. O embate com o Bagé ocorre no domingo, 29, às 16h, no Estádio Pedra Moura, em Bagé.
A fortaleza Alviazul
A campanha da equipe da Divisão de Acesso é mediana, em 11 partidas, foram 4 vitórias, 3 empates e 4 derrotas. Porém, um número salta aos olhos. O Lajeadense ainda não levou gol atuando na Arena Alviazul.
Já foram disputadas seis partidas no estádio. Restando ainda apenas o confronto com o Aimoré, na penúltima rodada da primeira fase.
Em sua casa, o Lajeadense venceu Internacional (1 a 0), Guarani (2 a 0) e Santa Cruz (1 a 0). Ainda empatou com Pelotas (0 a 0), Bagé (0 a 0) e São Gabriel (0 a 0). Somando as seis partidas, são mais de 540 minutos jogando em casa sem ser vazado.
Vitória e esperança
A equipe teve a estreia de Serginho Almeida no comando técnico. O time entrou pressionado, precisando da vitória para permanecer com chances concretas de classificação.
Sem mudar a estrutura do time titular, Almeida não contou com a presença de Wellington Monteiro, que se recupera de lesão. Para seu lugar, mandou a campo o volante Índio. Os torcedores mal haviam se acomodado em seus assentos quando o Lajeadense abriu o placar. Logo aos dois minutos, em cobrança de escanteio de Roger, Vitor Dadalt pulou para mandar a bola às redes. Era o gol da tranquilidade.
A partir disto, a equipe soube controlar a partida. Atacava o adversário sem a pressão por buscar o primeiro gol. A primeira etapa não apresentou grandes emoções.
O segundo tempo iniciou e o Lajeadense mandava na partida. Aos 15 minutos, uma agressão de Caio em Rael deixou o Santa Cruz com um jogador a menos. Atrás do placar, e com um atleta a menos, o Galo ainda conseguiu ameaçar a meta de Vitor Luiz, mas não chegou ao gol de empate.
Jogando no contra ataque, o Lajeadense ainda teve chances de ampliar o placar. Primeiro Rael parou na defesa. Em seguida, Juninho Pavi mandou uma bola no travessão.
Base invicta
A base alviazul permanece fazendo bonito nos campeonatos estaduais Sub-20 e Sub-17. No sábado, os juniores receberam o Ivoti e ficaram no empate em 2 a 2. O time ocupa a quarta colocação, com 7 pontos e volta a campo no domingo, quando recebe o Grêmio.
O time juvenil alcançou a primeira vitória, também no sábado. Foi até Três Passos e venceu o dono da casa pelo placar de 2 a 1. Ocupa agora a terceira colocação, com quatro pontos. O próximo desafio é amanhã, em casa, contra o Guarani, às 13h.