Ciclovia solicitada pela comunidade abre neste sábado

Encantado

Ciclovia solicitada pela comunidade abre neste sábado

Trecho amplia extensão desses espaços no município que chega a mais de nove quilômetros

Ciclovia solicitada pela comunidade abre neste sábado
Encantado

A ciclovia às margens da ERS-425, entre o bairro Jacarezinho e a Linha Auxiliadora, será inaugurada neste sábado. O trajeto de 2,7 quilômetros de extensão é destinado a pedestres e ciclistas.

A solenidade ocorre às 11h em frente à Escola Estadual Antônio De Conto. Estarão presentes pessoas da comunidade, autoridades e o deputado federal Marco Maia (PT), que destinou via emenda parlamentar R$ 500 mil. A obra iniciada em agosto de 2015 também teve contrapartida de cerca de R$ 300 mil do município.

É resultado de uma antiga reivindicação dos moradores das duas localidades. Conforme o casal Maria Ana, 74, e Dilvo Vian, 79, a primeira reunião entre moradores e autoridades para expor a necessidade ocorreu no bar da família, em 2015.

“Os moradores queriam muito. Na primeira reunião tinha umas cem pessoas, entre os moradores de Jacarezinho e Linha Auxiliadora”, relembra Vian. Segundo ele, as pessoas utilizam com frequência a ciclovia. “Passa gente a toda hora. Pessoas do centro e até médicos vem caminhar por aqui”, acrescenta.

“Todos estão contentes. Agora não tem perigo. A gente se sente mais seguro ao andar perto da rodovia e também para as crianças que vão para a escola”, destaca Maria.

Ivanete Agostini usa o espaço quase todos os dias para as caminhadas

Ivanete Agostini usa o espaço quase todos os dias para as caminhadas

Para o ciclista Josué Bigliardi, 38, a obra é boa para pedestres, porém, para os ciclistas que treinam para provas de estrada e circuito, não é possível utilizar o espaço devido à obra ser de PVS. “O material usado para a construção do passeio não é para servir de ciclovia, mas para pedestres. Não temos como usar o espaço. O que precisamos é de um acostamento com qualidade para treinar”, enfatiza.

A moradora e aposentada Ivanete Agostini, 51, usa o espaço todos os dias. “É muito mais seguro. Antes não tínhamos como caminhar. Agora vemos crianças andando de bicicleta e muitas pessoas caminhando”, afirma. Ela salienta que os moradores estão felizes com a obra. “Quando a gente se junta, consegue as coisas”, comemora.

16_AHORA

Para outro morador e motorista, Fernando Bordignon, 32, a ciclovia é algo importante e necessária para o local que tem fluxo frequente de veículos. “Esperamos que continue neste estado e haja manutenção. Está bem mais seguro até para passear com as crianças”, diz.

Outras utilidades da ciclovia

Em parte do trajeto, encontra-se a Escola Estadual de Ensino Fundamental Antônio De Conto, onde estudam 145 crianças. A diretora Vanessa Agostini Gianezini, considera a obra importante para a segurança dos moradores, especialmente para os alunos que se deslocam a pé ou de bicicleta. “É uma tranquilidade para os pais saber que seus filhos estarão percorrendo um trajeto mais seguro”, relata.

De acordo com o vereador Luciano Moresco (PT), líder do governo na câmara, a ciclovia beneficia não só os moradores, mas ciclistas e pessoas de outras comunidades que utilizam o espaço para a prática de exercício físico.

“Esperamos que as pessoas se deem conta da importância das ciclovias. Na Europa há uma ampla utilização por pessoas que vão trabalhar de bicicleta pela questão saúde e também da não poluição”, acrescenta.

A ciclovia faz ligação com a feita anteriormente na ERS 332. Com isso, o trajeto continuo chega a 5,7 quilômetros.

Gisele Feraboli: gisele@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais