Programa de educação retoma valores sociais

Santa Clara do Sul - CIDADÃOS DO FUTURO

Programa de educação retoma valores sociais

Escola da Inteligência, método criado por Augusto Cury, propõe amadurecimento emocional de crianças

Programa de educação retoma valores sociais
Vale do Taquari

Para lecionar no programa da Escola da Inteligência, primeiro, a professora Cristiane Kramer, 37, aplica a metodologia na rotina pessoal. “As pessoas estão mais preocupadas em ‘ter’ do que ‘ser’. Estamos tentando resgatar valores humanos que foram se perdendo com o tempo”, conta. Para isso, educadores da cidade se empenham em absorver o programa no dia a dia para depois repassar os ensinamentos.

Conforme constatado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), problemas de depressão e ansiedade são frequentes na sociedade contemporânea. Excesso de informação, exposição em redes sociais e falta de contato pessoal são fatores que preponderam nesta chaga social. Para combater isso, o município investiu R$ 104,5 mil no programa Escola da Inteligência. Desde então, a educação emocional se transformou em matéria curricular da pré-escola ao 9º ano.

“Hoje temos que nos preocupar cada vez mais com as relações com as pessoas. Como pais, no nosso entender, é muito difícil lidar com essas questões emocionais com nossos filhos”, conta Juliano Schimaia, 34, pai de Caique Schimaia.

Segundo ele, com a dinâmica imposta pela velocidade das novas tecnologias, torna-se fundamental a participação dos pais na escola com o objetivo integrado de propor o bem-estar para o futuro das crianças.

Passado um mês da aplicação do programa, Janete Spohr, 44, já sente os primeiros resultados sendo desenvolvidos no filho Braian Kramer, 7. “Notamos no dia a dia o amadurecimento dele. Desde o comportamento com os amigos e em casa, está mais educado, solícito e querendo compartilhar mais”, relata.

Preparação

A metodologia educacional desenvolvida pelo escritor e psiquiatra Augusto Cury inclui livros, áudios e vídeos utilizando personagens infantis para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, visando o estímulo de inteligência, gerenciamento de pensamentos e educação emocional.

No dia 15 de fevereiro, professores da rede se reuniram para a formação inicial. Na ocasião, a equipe da Escola da Inteligência ministrou palestras e passou as primeiras orientações sobre a aplicação do método durante o ano letivo. “No início, foi abordado o nosso emocional”, conta a professora Carina de Siqueira, 30.

De acordo com a coordenadora pedagógica do município, Letícia Scherner, 29, em um primeiro momento, os professores se mostraram inseguros com a aplicação do novo método, por acharem que teria de ser seguido uma cartilha à risca. “Nas reuniões, fomos percebendo que o programa é uma ferramenta para nos auxiliar. Agora já conseguem aplicar a metodologia dando a ênfase necessária ao contexto de cada turma”, conta.

Além do acompanhamento da equipe da Escola da Inteligência, de Augusto Cury, os professores vão cumprir 120 horas de curso de ensino a distância do programa. “É um trabalho importante não só para o aluno, mas para toda comunidade. Todas questões socioemocionais que envolvem escola, família e professores se mesclam muito”, completa Letícia.

Lançamento do programa ocorreu na noite dessa quarta-feira

Lançamento do programa ocorreu na noite dessa quarta-feira

Investindo no futuro

Diminuir a velocidade do crescimento e fortalecer o desenvolvimento. Isso, segundo o prefeito Paulo Cezar Kohlrausch é a meta de seu mandato. Para o chefe do Executivo, o programa é uma ferramenta que busca, de maneira criativa e inovadora, adaptações para este mundo que muda tão rápido. “Às vezes temos a impressão de que tudo que aprendemos no passado está errado. Vivemos momentos de inversão de valores”, sugere.

Kohlrausch vê na Escola da Inteligência um modo de garantir uma melhor formação e um legado para os novos cidadãos que darão seguimento ao desenvolvimento de Santa Clara do Sul. “Valores como respeito, humildade e honestidade não são construídos em uma universidade depois que somos adultos. É muito mais fácil desenvolvermos isso enquanto são pequenos, para que construam seu espaço devido na sociedade”, afirma.

Relações interpessoais

Para o secretário de Educação, Cultura, Desporto e Juventude, Mauro Heinen, a Escola da Inteligência tem como principal objetivo o desenvolvimento do amadurecimento emocional das crianças. “Estamos trabalhando isso para termos pessoas mais comprometidas na sociedade. Para construir uma educação por inteiro, todos temos que nos dar as mãos: professores, gestores públicos e familiares”, diz.

Ainda que recente, professores já relatam as mudanças na rotina letiva. Segundo eles, os alunos já contextualizam o material da Escola da Inteligência com o que vivenciam em sala de aula. Crianças se mostram interessadas com a novidade, principalmente pela riqueza do material, que, apesar de conciso, não se mostra engessado nas práticas semanais. Pelo menos uma vez por semana, durante um turno inteiro, professores desenvolvem o método de Augusto Cury com os alunos.

“Nas rodas de conversa, percebemos que eles trocam ideias e mencionam personagens dos livros, como o sapo e a coruja em questões interpessoais. Eles estão transformando os ensinamentos em ações diárias de empatia, respeito e compartilhamento”, conta a coordenadora pedagógica.

Cristiano Duarte: cristiano@jornalahora.inf.br

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