É hoje a Festa dos Bixos 2018 do Centro Universitário Univates. A programação realizada pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) inicia a partir das 20h45min no gramado do Centro Cultural.
A principal atração é o show da banda Papas da Língua, às 21h30min. A organização espera cerca de cinco mil pessoas, número igual ao da Festa dos Bixos de 2017.
O objetivo principal é a integração entre estudantes e comunidade. A entrada é gratuita, mas todos estão convidados a doar um quilo de alimento. A arrecadação será feita pelo Mesa Brasil que encaminha as doações para entidades carentes de Lajeado.
“Esse é um dos eventos mais esperados por parte dos alunos, não só pelos bixos, mas também pelos veteranos. Além de ser um momento de integração, também tem um aspecto solidário de ajudar alguém”, salienta o presidente do DCE, Lucas Eduardo Ahne.
Haverá food trucks com diversos tipos de comidas e também chope. O valor das canecas será de R$ 1. A Docile distribuirá doces.
Quem já foi
Ana carolina Rodrigues, de Estrela, cursa o segundo semestre de Letras. No ano passado, ele esteve na Festa dos Bixos e gostou de participar. “Acho importante e legal, pois integra a galera. Sempre tem bastante veteranos e pessoas de fora da universidade que vêm prestigiar”, comenta.
Jones Dullius, 21, de Lajeado. ingressou no curso de Administração e participa da festa como bixo. “Já fui em outras festas, mas agora vou como universitário. É uma forma atrativa de chamar as pessoas para a Univates.”
A intercambista de Santiago, no Chile, Daniela Hernandez, 25, lamenta não poder estar presente. Ela e mais 20 intercambistas de países como Suíça, Argentina, Colômbia, México e Peru já tinham a viagem de retorno marcada para ontem à noite.“Até tentamos transferir a nossa viagem para participar da festa, mas não conseguimos. Todos nós queríamos ir para a festa”, diz.
Ela cursa Enfermagem e chegou com os demais estudantes no dia 8 de fevereiro. Sobre a experiência no Brasil, relata ter ficado boas lembranças. “Foi muito bom. Gostei de tudo e percebi muitas diferenças como o calor. Aqui é muito quente. A cultura é diferente e as pessoas são muito acolhedoras. Também o povo daqui tem a cultura de limpar e cuidar das coisas e da saúde.”
Programação
20h45min – Show de abertura La Roots
21h30min – Show Papas da Língua
23h – DJ Sandro Costa
Gisele Feraboli: gisele@jornalahora.inf.br