O segmento de utilitários esportivos continua com força no mercado brasileiro. Acumulou 24,33% do mercado no primeiro trimestre. A participação dos SUVs só perde para os hatches compactos, que ainda compõem a maior parte das vendas no país.
Em março, o segmento representou 25,25%. O utilitário esportivo caiu no gosto do brasileiro, assim como no restante do mundo. Mas aqui os preços ainda são elevados para a maioria dos consumidores.
Há 22 lançamentos previsto para o segmento em 2018. Em seis anos, as vendas dobraram. No primeiro trimestre, foram comercializadas 109.825 unidades.
A expectativa é de que a procura continuem subindo. O Brasil vai no mesmo caminho de Estados Unidos e China, onde os SUVs já representam 40% das vendas. No volume atual, ganha de Alemanha, França e Índia, por exemplo.
Dos grandes mercados consolidados, o menor índice é do Japão, com apenas 8%. Em termos globais, o utilitário esportivo já detém 31,2% das vendas com 29,5 milhões de unidades.
No Brasil, o percentual só não é maior porque outros segmentos têm preço mais convidativo, como hatches e sedãs compactos. Há poucas opções na gama de entrada dos SUVs, próxima dos R$ 60 mil.
As faixas de preço entre R$ 70 mil e R$ 100 mil são as mais disputadas, com outra de R$ 120 mil a R$ 150 mil num segundo escalão de emplacamentos. Mesmo assim, os demais segmentos vêm perdendo espaço nos últimos anos, em especial os sedãs médios. Hoje, os SUVs ocupam uma faixa que abraça esse segmento, que sem novidades acaba por ficar de lado na preferência do consumidor.