O Estrela Palace Hotel sediou na noite de sexta-feira, 13, a posse da nova direção da Câmara da Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari (CIC-VT). Ex-presidente da Cacis, Pedro Barth assumiu a presidência da entidade regional e apontou a infraestrutura como uma das principais bandeiras para o biênio 2018-2020.
Conforme o empresário, um dos principais desafios do cargo é o de substituir dois ex-presidentes qualificados, que realizaram grandes gestões. São eles Ito Lanius, que geriu a entidade de 2014 a 2018, e Oreno Ardêmio Heineck, à frente da CIC de 2005 a 2014.
“Queremos dar continuidade a esse trabalho de defender as demandas locais, em especial na infraestrutura, mas também na energia elétrica, turismo e segurança pública”, aponta. De acordo com Barth, as melhorias na ERS-130 e na BR-386 estão entre as prioridades.
Segundo ele, existem notícias oficiais sobre investimentos na rodovia estadual. “O mais provável é que teremos um alargamento, e não uma duplicação”, aponta. Cerca de 14 dias atrás, Barth se encontrou com o vice-governador, José Paulo Cairoli, para tratar do assunto. “É uma boa notícia, mas precisamos ficar atentos para que de fato se concretize”, ressalta.
Outro assunto que deve ocupar boa parte dos esforços da CIC-VT é o projeto de concessão da BR-386 à iniciativa privada.
Conforme Barth, a entidade continuará atuando em parceria com o Codevat, no sentido de garantir que o projeto contemple as demandas da região. “Muitos avanços ocorreram, mas ainda tem muita coisa para avançar nesse sentido.”
Agora ex-presidente, Ito Lanius desejou luz e equilíbrio à nova direção da entidade e citou as principais ações desenvolvidas ao longo dos últimos quatro anos. Segundo ele, a atuação da CIC-VT teve como base a ampliação do PIB regional, com apoio aos projetos de produção de energia elétrica, duplicação da BR-386, defesa dos produtores de leite, entre outras.
Perfil empreendedor
Formado em Gestão de Empresas pela Univates, Barth foi líder estudantil e comunitário, tendo exercido três mandatos de vereador em Estrela, entre 1983 e 1996. Ocupou vários cargos na diretoria da Cacis de Estrela como diretor e vice-presidente e, por último, presidente da na gestão 2016/2018. É proprietário da empresa de logística P. Barth Transportes Rodoviários Ltda.
Rodízio na presidência
A escolha de Barth faz parte de um acordo da entidade, que definiu um rodízio entre os municípios da região. Depois de Estrela, o próximo presidente será de Teutônia.
Fundada em 2006, a CIC-VT abrange 20 associações conveniadas e representa mais de 3,5 mil empresas da região.
Diretoria 2018-2020
Presidente: Pedro Antonio Barth (Cacis Estrela)
Vice-presidente: Ivandro Carlos Rosa (CIC Teutônia)
Secretário: Alex Schmitt (Acil Lajeado)
Vice-secretário: Renata Casagrande Galiotto (Aci-e – Encantado)
Tesoureiro: Adailton Cesar Cé (Acisam – Arroio do Meio)
Vice -tesoureiro: Heinz José Rockenbach (CDL Lajeado)
Conselho Fiscal
• Henrique Purper (Cacis Estrela)
• Dalva da Silva Pohren (Acil Lajeado)
• Juliano Faqui Locatelli (Acisar – Arvorezinha)
Departamentos
Diretor de Energia – Ito José Lanius
Diretor de Turismo – Rafael Fontana
Diretor de Infraestrutura – Leandro Eckert
Diretor de Relações com Entidades e Conselheiro Superior da Federasul – Oreno Ardêmio Heineck
Representantes da CIC Vale do Taquari
Diretor de Relações na Fiergs – Henrique Purper
Vice-presidente regional Federasul – Verno Arend
Thiago Maurique: thiagomaurique@jornalahora.inf.br