Centro vocacional foca diversificação

Negócios

Centro vocacional foca diversificação

No início, serão oferecidos 21 cursos a produtores familiares. Entre eles, Gestão da Propriedade, Agroecologia, Melhora no Manejo e Produção de Leite e também Cultivo de Hortaliças

Centro vocacional foca diversificação

O Centro Vocacional Tecnológico da Diversificação da Fumicultura será um dos instrumentos para incentivar os produtores a diminuir, consorciar ou até substituir a produção de fumo por outras atividades. Construído ao lado do parque da Expoagro Afubra, foi inaugurado em março.

Em um primeiro momento, serão oferecidos 21 cursos. Entre eles, Gestão da Propriedade, Agroecologia, Melhora no Manejo e Produção de Leite e também Cultivo de Hortaliças. A carga horária varia de oito a 24 horas.

Conforme a reitora da Unisc, Carmen Lúcia de Lima Helfer, a ideia surgiu por causa dos impactos negativos da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco, com a intenção de incentivar a diversificação. “Centramos esforços para atender os produtores que querem produzir alimentos de forma consorciada ou alternativa à produção de tabaco”, acrescenta.

Segundo Angelo Hoff, pró-reitor de Extensão e Relações Comunitárias da Unisc, as formações são rápidas e dinâmicas, justamente para possibilitar que o produtor consiga conciliar com as atividades diárias na propriedade.

[bloco 1]

A universidade será a gestora do projeto, que terá governança composta por 13 entidades e órgãos públicos, incluindo o governo de Rio Pardo. O investimento inicial foi de R$ 2,3 milhões, do Ministério de Ciência e Tecnologia.

Para saber

O prédio, com 911 metros quadrados, tem auditório, quatro salas de aula, laboratórios e áreas administrativas. A previsão é que no primeiro ano de funcionamento, a partir do mês de abril, o centro forme, de forma gratuita, cerca de mil produtores familiares.

Acompanhe
nossas
redes sociais