A Brigada Militar prendeu na madrugada de ontem uma dupla suspeita de cometer uma sequência de roubos a apartamentos. Os criminosos escalavam as sacadas dos prédios, ingressavam nas residências e levavam as chaves e depois saíam pela garagem com os veículos das vítimas.
Foram presos em flagrante Eduardo Altemann, 31, e Edemar de Oliveira, 28. Eles estavam a bordo de um Classic preto, que haviam furtado no bairro Americano, e foram perseguidos pelos policiais.
O delegado Juliano Stobbe solicitou a prisão preventiva da dupla. Segundo ele, mais de dez casos semelhantes foram registrados nos últimos dias. “Todos com a mesma forma de agir, ingressando nos apartamentos do segundo ou terceiro andares onde tiverem sacadas abertas.”
Conforme o delegado, os dois presos têm antecedentes por furto, roubo e outros crimes, e tinham como principal finalidade a troca dos produtos por pedras de crack, droga que ambos são dependentes. “Essa dupla é suspeita de cometer a grande maioria desses fatos, e a tendência com a prisão é de não ter novos casos.”
Segundo ele, fatos semelhantes foram registados em outras épocas, mas não com a mesma frequência. A orientação aos moradores é de manter fechadas e protegidas as janelas, sacadas, portas e demais entradas.
Filmagens mostram audácia
O síndico de um dos prédios atacados comprovou a atuação dos criminosos por meio de imagens da câmera de segurança. Segundo ele, a dupla chegou ao local, no bairro Americano, por volta das 3h. Eles entraram em um apartamento do segundo andar pela janela, recolheram roupas, celular, um tablet e todas as chaves encontradas.
Em seguida, saíram pela janela e retornaram pela porta principal, por onde acessaram a garagem e levaram o automóvel da vítima. “No vídeo dá para ver que são especialistas, pois entraram por um lugar que parecia ser impossível.
Uma moradora do bairro Florestal teve o prédio invadido na semana passada. Os bandidos entraram em um dos apartamentos e levaram um carro. Dias depois, a filha, de 40 anos, que reside em um prédio próximo, relatou ter visto uma tentativa de invasão similar. “Os bandidos chegaram a invadir o apartamento de um casal. Porém foram surpreendidos pelos moradores e fugiram”, conta.
No mesmo dia, os criminosos invadiram outro prédio, onde fizeram ação semelhante às demais. Entraram pela sacada e levaram objetos pessoais e as chaves da casa e dos veículos.
Susto e prejuízo
Morador do bairro Florestal, uma das vítimas relata que a ação dos criminosos aconteceu em um curto espaço de tempo. “Fui deitar por volta das 3h30min, e minha esposa acordou as 5h30min”, aponta.
Segundo ele, a mulher percebeu a ausência de maços de cigarro. “Veio me perguntar onde estavam, levantei e não achei mais os cigarros, minha carteira com dinheiro das contas para pagar, e todas as chaves da casa haviam sido levadas.”
Ao perceber que a janela da sacada estava aberta, a vítima foi até o local e viu que o portão da garagem também estava aberto. “Logo percebi que tinham levado alguma coisa, mas demorei um tempo para ir lá ver, pois tive que tirar os pinos da porta para sair de casa.”
Na garagem, a vítima percebeu a falta do carro, um Ford Focus. O veículo foi encontrado nas imediações da Arena Alviazul, no bairro Floresta. Foram subtraídas as rodas, o estepe e vários objetos pessoais. Os criminosos também esvaziaram o extintor de incêndio dentro do veículo.
Para a vítima, além do prejuízo, fica a sensação de impotência diante do ocorrido. “A gente vai morar em um apartamento porque é mais seguro. Nunca imaginei que algo assim pudesse acontecer.”
Thiago Maurique: thiagomaurique@jornalahora.inf.br