Jovens unidos para empreender

Encantado

Jovens unidos para empreender

Iniciativa da Parceiros Voluntários integra estudantes do 9º e 1º ano do Ensino Médio

Jovens unidos para empreender
Encantado

Trinta e seis estudantes participam do programa Jovem Empreendedor em 2018.

Realizado pela ONG Parceiros Voluntários, a iniciativa, que começou no ano passado, prevê encontros semanais com os adolescentes do 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio.

A finalidade é instruir os jovens sobre temas relacionados ao ambiente de trabalho, perfil empreendedor e protagonismo juvenil. Os encontros ocorrem às terças-feiras, das 13h30min às 16h, na sede da Associação Comercial e Industrial de Encantado (Aci-e), entidade que acolhe a ONG no município.

As atividades deste semestre ocorrem até 10 de julho. No cronograma, constam visitas técnicas a empresas locais e regionais, aulas com profissionais das áreas de psicologia, gestão empresarial, gestão financeira, empreendedorismo, rodas de conversa, oficinas, entre outros.

O primeiro encontro ocorreu na semana passada na sede da Aci-e. A coordenadora da Parceiros Voluntários em Encantado, Elisabete Bertella, tratou da importância do voluntariado e das ações sociais que ocorrem em parceria com as escolas.

Segundo ela, o programa busca dar aos jovens condições e possibilidades de se preparar para o mercado de trabalho. “Procuramos mostrar a importância de os jovens serem agentes de transformação do ambiente em que vivem, observando mais detalhadamente seu bairro, sua comunidade, as pessoas e as necessidades do meio”, conta.

Ela enfatiza ainda que o voluntariado busca mobilizar as pessoas para a construção de um mundo melhor e mais solidário. No fim do ano, os participantes recebem certificado.

Como é participar

A iniciativa do Jovem Empreendedor surgiu a partir de uma ideia da professora da Escola Estadual Domênico Vicentini e do Centro Municipal, Andreza Marchioretto.

Segundo ela, em visita à Aci-e, comentou que seria interessante ter algo para os alunos se prepararem para o primeiro emprego. “Percebi uma grande mudança no interesse, comportamento e aprendizado após os estudantes começarem a participar. Fico muito feliz”, destaca.

Vinícius Agostini Gianesini, 14, do 9º ano da Escola Estadual Antônio de Conto, faz parte do novo grupo. “Acho interessante, pois nos ensinam a conseguir empreender algo novo desde jovens”, comenta. Também considera importante a visita às empresas para conhecer o funcionamento de cada empreendimento.

“É muito bom aprendemos coisas não só para a nossa profissão como para a vida. Como falar e se comportar em cada ocasião”, diz Anderson Ribeiro, 14. Ele estuda no 9º ano da Escola Municipal Osvaldo Aranha.

Aula inaugural

A primeira aula do programa foi realizada o auditório Brasil do Centro Administrativo Municipal. Uma dinâmica de grupo integrou pais, alunos, coordenação da Parceiros Voluntários da cidade e representantes da Aci-e.

Gisele Feraboli: gisele@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais