Debate ocorre no Centenário

Lajeado - mapa da cidade

Debate ocorre no Centenário

O 7º debate promovido pelo A Hora entre presidentes de associações e governo de Lajeado será hoje, às 19h30min

Debate ocorre no Centenário
Lajeado

As comunidades dos bairros Igrejinha, Planalto, Imigrante e Centenário estão convidadas para o sétimo debate do projeto Mapa da Cidade, cujo objetivo é mapear os principais problemas e demandas de todas as localidades do município.

O encontro ocorre hoje, a partir das 19h30min, na escola Guido Lermen, e reúne representantes das quatro associações de moradores e integrantes do poder público municipal.

O governo municipal será representado pelo secretário de Planejamento (Seplan), Rafael Zanatta, um dos principais coordenadores do recente estudo sobre o novo Plano Diretor. Além dele, também deve participar deste debate o chefe do Setor de Projetos Especiais da, o engenheiro Isidoro Fornari.

Ambos estarão lá para debater com os quatro presidentes das associações de bairros. São eles Rodrigo Henicka, do Centenário; Adelino Alcido Muller, do Igrejinha; Airton Vollmer, do Imigrante; e Claudir Ulian, do Planalto.

No encontro, os representantes das quatro localidades devem apresentar as principais demandas de cada região. Henicka, por exemplo, reivindica o cumprimento de promessas iniciadas faz mais de 15 anos. “Uma das principais reivindicações é a construção de uma área de lazer decente para nossos moradores”, antecipa.

Segundo ele, já existe um terreno para essa demanda. “Fica ao lado do antigo campo do Ouro Verde. Uma área de mil por mil metros, junto à antiga sede da comunidade, destruída na gestão municipal passada. Ou seja: aqui o poder público dá um passo para frente, e outros tantos para trás”, reclama.

Henicka reclama das constantes promessas descumpridas pelos gestores públicos. “Estamos reivindicando esse espaço faz mais de 15 anos. Já nos deram perspectivas pelo menos duas ou três vezes, e nada. O que queremos é uma parceria com a prefeitura para instalar pista de caminhada, brinquedos, campinhos. O projeto arquitetônico, inclusive, está quase pronto. E partiu da própria associação”, diz.

Outra reivindicação apresentada pelo presidente do bairro Centenário está ligada ao trânsito de veículos. Segundo ele, o governo investiu bem na construção de um novo acesso viário pela BR-386. Entretanto, explica, o problema maior é a saída. “Ficou muito boa a obra que fizeram junto à rodovia. Mas já temos três entradas boas para o bairro. O risco maior é sair”, resume.

De acordo com Henicka, em alguns momentos do dia, motoristas chegam a aguardar 15 minutos para cruzar a BR-386 no momento de se locomover entre o bairro e o centro. “E essas travessias ocorrem em pontos sem qualquer segurança. A nossa sugestão é um viaduto entre o Centenário e o Bom Pastor.”

Sedes próprias e pavilhões

Além dessas demandas, Henicka reforça o pedido por uma parceria entre Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Seosp) e a associação de moradores, no intuito de garantir a construção da sede da entidade representativa. “Queremos um pavilhão, ou um ginásio. Nossa sede foi destruída pelo governo anterior. Queremos um espaço para realização de eventos dos clubes de idosos e mãe, da creche, entre outros. Queremos parceria, para não ficar só dependendo do Executivo.”

Representante do bairro Igrejinha, Muller também cobra melhorias na sede da associação de moradores. “Precisamos reformar a nossa sede, que fica na rua Jade. Queremos uma reforma geral. Já encaminhamos faz um ano essa solicitação ao prefeito, mas, até o momento, nada.”

Já para o presidente do bairro Imigrante, a localidade – assim como o Planalto – carece de uma série de melhorias básicas na infraestrutura, como iluminação pública, pavimentação ou patrolamento de vias públicas, roçadas e outros serviços. “São pequenas coisas que fazem uma grande diferença no nosso cotidiano. Pagamos impostos e não recebemos essas demandas. E isso é no bairro todo.”

Serviço

O quê: Debate Mapa da Cidade dos bairros Centenário, Igrejinha, Planalto e Imigrante
Tema: “O que está bom e o que precisa melhorar no seu bairro”
Onde: Escola Guido Arnoldo Lermer (Centenário)
Horário: 19h30min

Rodrigo Martini: rodrigomartini@jornalahora.inf.br

17_AHORA

Acompanhe
nossas
redes sociais