Festa do Azul comemora Dia de Conscientização do Autismo

Lajeado - inclusão

Festa do Azul comemora Dia de Conscientização do Autismo

Apae Lajeado atende 70 pessoas com o diagnóstico do transtorno

Festa do Azul comemora Dia de Conscientização do Autismo
Lajeado

Tudo amanheceu azul na Apae. Durante os turnos da manhã e da tarde, foi realizada a tradicional Festa do Azul no salão de eventos da instituição para comemorar o 2 de abril – Dia Mundial de Conscientização do Autismo. São cerca de 300 atendimentos entre escola e clínica na Apae, sendo mais de 70 pessoas com o diagnóstico do Transtorno Espectro Autista (TEA).

A diretora Ana Paula Müller destaca que as comemorações do Dia Mundial do Autismo remetem a um momento de reflexão e o quanto é preciso crescer em relação à conscientização, informação e apoio às famílias. “A Apae de Lajeado tem o compromisso de ofertar um atendimento de qualidade, combinando capacidade técnica, cuidado e defesa dos direitos das pessoas com autismo e suas famílias.”

Amor além da pele

Há oito anos na Apae de Lajeado, a professora Elisabete Buffé decidiu celebrar o amor que tem pelas turmas de Transtorno Espectro Autista (TEA) com uma tatuagem no braço. Para Beti, a importância deste mês é conscientizar e auxiliar na inclusão das pessoas com deficiência. “Nossa festa hoje também é para uma inclusão escolar. Para que todos os colegas da Apae possam ver a data como uma homenagem para eles”, conta.

Segundo a professora, os alunos das turmas de independização precisam de rotina e foi com eles que aprendeu a ser ainda mais organizada. “Aprendo muito mais do que ensino”, conta. Conforme Beti, os alunos com autismo gostam de momentos de individualidade, mas na Apae buscam trabalhar muitas atividades em grupo para que também brinquem com os colegas e se integrem com as outras crianças. “Também levamos para fora da escola para se socializarem. Vamos à farmácia, ao supermercado ou outro local. Queremos que se sintam incluídos e que os pais saibam que podem levar as crianças a locais públicos. Conseguimos perceber que os comportamentos já são bem diferentes após alguns passeios.”

Apae realizou a Festa do Azul na segunda-feira para comemorar o data mundial

Apae realizou a Festa do Azul na segunda-feira para comemorar o data mundial

Bate um coração azul

A mãe do Nicolas, 10, Luciliane Heming, descobriu que o menino tinha autismo quando ele completou 1 ano e 8 meses. “Ficamos bem abalados e demoramos a aceitar. Fizemos acompanhamento com psicólogo para a questão de aceitação e precisamos nos informar para conhecer o assunto”, conta.

Ivanir Mantovani é mãe do Everson de 14 anos. O jovem tem síndrome de Down, paralisia cerebral e transtorno espectro autista. “Sou muito feliz. É uma alegria ver ele na Apae. Temos um sentimento de proteção e um amor muito forte”, conta.

Caminhada

Neste domingo, 8, a partir das 15h30min, profissionais, pais, alunos e usuários da Apae de Lajeado estarão em um QG no Parque dos Dick para entregar fitinhas comemorativas, cartilhas e jornais. Às 16h30min, inicia a Caminhada do Azul. Depois, as famílias e crianças soltarão balões. Em caso de chuva, o evento será cancelado.

 

Acompanhe
nossas
redes sociais