Em quatro dias de feriado prolongado, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) atendeu 28 acidentes. Cinco pessoas ficaram feridas sem gravidade. A Operação Semana Santa, iniciada na quinta-feira, encerrou às 23h59 de domingo.
No trecho sob responsabilidade da 4ª Delegacia, entre Victor Graeff e Nova Santa Rita, na BR-386, e ainda parte da BR-470, a equipe contou com reforço no efetivo, em especial na quinta-feira à noite, sexta-feira pela manhã e domingo a partir das 12h.
Na saída para o feriado, os agentes constataram fluxo intenso, com um pouco de lentidão, mas sem engarrafamentos. No retorno, houve pontos de congestionamento a partir do começo da tarde de domingo, estendendo-se até as 22h.
Pelo relatório da PRF, a maioria dos 28 acidentes foi de colisões traseiras. Como nos dois anos anteriores, não houve óbitos na BR-386. Na quarta-feira, 28, antes do início da operação, aconteceu um acidente em Victor Graeff e três pessoas morreram. Como foi antes da Operação Semana Santa, o fato não entrou nos registros da fiscalização especial.
Olhar sobre os condutores
Ao todo, os agentes da PFR fiscalizaram 620 veículos, com 142 infrações, a maior parte por faróis baixos apagados, falta do uso do cinto de segurança e ultrapassagens irregulares.
A fiscalização com radar também foi intensa, com um total de 321 veículos flagrados acima da velocidade permitida. A PRF aplicou 136 testes de etilômetro, todos com resultado negativo. Um condutor foi autuado por se recusar a soprar o equipamento.
Nas ações de educação para o trânsito, houve o atendimento a 202 pessoas durante as abordagens a automóveis e ônibus. Os motoristas foram orientados sobre a importância de ter atitudes responsáveis ao conduzir um veículo.
Nos quatro dias de operação, aconteceram também 52 auxílios a usuários da via, tais como orientação de trânsito, sinalização durante pane mecânica, informações diversas, entre outros. Na quinta-feira, um veículo roubado foi recuperado.
Cotovelo no volante
Entre as infrações observadas pela PRF durante a Semana Santa, uma chamou a atenção dos policiais. No domingo, por volta das 8h45min, no quilômetro 366 da BR-386, em Fazenda Vilanova, o condutor de um Fiat Palio com placas da mesma cidade foi flagrado segurando uma cuia de chimarrão em uma mão e o celular na outra. Ele procurava manter o controle do automóvel apenas com um dos cotovelos.
Além disso, utilizava chinelos, um calçado que não se firma ao pé, o que é proibido pelo Código de Trânsito. O homem, de 45 anos e morador de Fazenda Vilanova, foi abordado pela PRF e autuado pelas infrações.
Balanço no RS
Entre quinta-feira e domingo, foram 4.360 infrações flagradas, dessas, mais de 2,3 mil por excesso de velocidade. No estado, aconteceram 52 acidentes com 49 feridos e três mortos.
Foram feitos 2.650 testes de embriaguez resultando em 91 motoristas flagrados embriagados ou que se recusaram a fazer o teste.
O caso mais chamativo foi de um motorista de ônibus na BR-101 dirigindo desde Santa Catarina e que fez o teste comprovando a embriaguez. A CNH foi recolhida e o ônibus só seguiu viagem após um motorista em condições assumir o volante.
Uma das mortes aconteceu no dia 30 após uma colisão frontal, provavelmente por ultrapassagens malfeita ou proibida. As outras mortes aconteceram por atropelamento. Uma em São Luís Gonzaga, dia 31, e a outra no domingo à noite, em Esteio.