Sebrae-RS moderniza modelo de negócios

Empreendedorismo

Sebrae-RS moderniza modelo de negócios

O avanço da tecnologia e as consequentes mudanças no comportamento dos consumidores motivam o reposicionamento da marca da principal entidade voltada para a qualificação de micros, pequenas e médias empresas. Vislumbrando o mercado de startups, drones, inteligência artificial e demais temas ligados à inovação, o Sebrae-RS apresenta projetos que visam qualificar os empreendedores para essa nova realidade do mercado

Sebrae-RS moderniza modelo de negócios

O mundo dos negócios passa por uma verdadeira revolução. O avanço da tecnologia e as consequentes mudanças no comportamento dos consumidores exigem uma nova abordagem ao mercado, independente do tamanho da empresa.

A avaliação desse cenário motiva mudanças profundas em uma das entidades mais tradicionais voltadas ao suporte do empreendedorismo. O Sebrae-RS apresentou em Porto Alegre os projetos desenvolvidos durante o trabalho de reposicionamento da marca e que guiarão a entidade pelos próximos anos.

De acordo com o presidente estadual da entidade, Gideão Pereira, o Sebrae tem grandes desafios pela frente devido às mudanças da tecnologia. Segundo ele, a frase empreendedorismo que transforma reflete o pensamento do Conselho Deliberativo e das pessoas que conduzem a entidade.

“Se estamos em um mundo onde se fala em Startups, drones, inteligência artificial e demais tecnologias, estamos vivendo um mundo em profunda transformação”, afirma.

Para Pereira, o grande desafio é levar essas transformações para os pequenos e micro empreendedores, para que eles também tenham esse entendimento e, dentro disso, busquem as melhores soluções.

Conforme o presidente, muita coisa que as pessoas consomem hoje deixarão de ter utilidade. “O Sebrae tem como desafio levar as tecnologias para que as micro, pequenas e médias empresas sobrevivam a essas mudanças.”

De acordo com a gerente regional dos Vales do Taquari e Rio Pardo, Liane Klein, no estudo para o reposicionamento da marca, foram entrevistados parceiros e a comunidade em geral. A conclusão, aponta, é de que a entidade precisa estar mais próximo dos negócios, usando uma linguagem adequada e voltada para a inovação.

“O Sebrae precisa se conectar às tecnologias e ao modelo de startups, com uma comunicação simples, próxima e moderna”, acredita.

Em maio, a organização lançará campanha institucional valorizando histórias de empreendedores de sucesso.

Presidente da entidade, Gideão Pereira destaca programa de desenvolvimento de startups

Presidente da entidade, Gideão Pereira destaca programa de desenvolvimento de startups

Programa de startups

Uma das principais iniciativas para a transformação da entidade é o programa StartupRS. A proposta visa transformar startups iniciantes em negócios reais, com modelos validados no mercado e voltados para a escala de vendas e o rápido crescimento.

Em 2017, 68 startups foram atendidas em quatro programas. Dessas, 95% ainda estão em atividade e 75% têm clientes ativos e faturamentos. Em abril, o Sebrae promove o lançamento do StartupRS Agrotech, com foco no agronegócio.

Sebrae Digital

Outra mudança implementada a partir de 2017 foi a plataforma EAD que permite acesso ao Sebrae 24 horas por dia. O portfólio inclui 233 produtos entre cursos on-line, vídeos, web-séries, e-books, infográficos e palestras on-line sobre os principais temas de gestão de negócios.

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