O mundo dos negócios passa por uma verdadeira revolução. O avanço da tecnologia e as consequentes mudanças no comportamento dos consumidores exigem uma nova abordagem ao mercado, independente do tamanho da empresa.
A avaliação desse cenário motiva mudanças profundas em uma das entidades mais tradicionais voltadas ao suporte do empreendedorismo. O Sebrae-RS apresentou em Porto Alegre os projetos desenvolvidos durante o trabalho de reposicionamento da marca e que guiarão a entidade pelos próximos anos.
De acordo com o presidente estadual da entidade, Gideão Pereira, o Sebrae tem grandes desafios pela frente devido às mudanças da tecnologia. Segundo ele, a frase empreendedorismo que transforma reflete o pensamento do Conselho Deliberativo e das pessoas que conduzem a entidade.
“Se estamos em um mundo onde se fala em Startups, drones, inteligência artificial e demais tecnologias, estamos vivendo um mundo em profunda transformação”, afirma.
Para Pereira, o grande desafio é levar essas transformações para os pequenos e micro empreendedores, para que eles também tenham esse entendimento e, dentro disso, busquem as melhores soluções.
Conforme o presidente, muita coisa que as pessoas consomem hoje deixarão de ter utilidade. “O Sebrae tem como desafio levar as tecnologias para que as micro, pequenas e médias empresas sobrevivam a essas mudanças.”
De acordo com a gerente regional dos Vales do Taquari e Rio Pardo, Liane Klein, no estudo para o reposicionamento da marca, foram entrevistados parceiros e a comunidade em geral. A conclusão, aponta, é de que a entidade precisa estar mais próximo dos negócios, usando uma linguagem adequada e voltada para a inovação.
“O Sebrae precisa se conectar às tecnologias e ao modelo de startups, com uma comunicação simples, próxima e moderna”, acredita.
Em maio, a organização lançará campanha institucional valorizando histórias de empreendedores de sucesso.
Programa de startups
Uma das principais iniciativas para a transformação da entidade é o programa StartupRS. A proposta visa transformar startups iniciantes em negócios reais, com modelos validados no mercado e voltados para a escala de vendas e o rápido crescimento.
Em 2017, 68 startups foram atendidas em quatro programas. Dessas, 95% ainda estão em atividade e 75% têm clientes ativos e faturamentos. Em abril, o Sebrae promove o lançamento do StartupRS Agrotech, com foco no agronegócio.
Sebrae Digital
Outra mudança implementada a partir de 2017 foi a plataforma EAD que permite acesso ao Sebrae 24 horas por dia. O portfólio inclui 233 produtos entre cursos on-line, vídeos, web-séries, e-books, infográficos e palestras on-line sobre os principais temas de gestão de negócios.