Espírito aventureiro

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Espírito aventureiro

Por conta das características adequadas para o off-road, mas sem esquecer o lado urbano, o Suzuki Jimny é preferido por muitos aventureiros, que buscam uma alternativa barata e interessante de ingressar no mundo 4×4

Espírito aventureiro

A atual geração do Suzuki Jimny surgiu em 1998. Focado no 4×4, o modelo vem com sistema de tração cuja mudança é feita por meio de um botão. O dispositivo permite 15 combinações de tração, distribuída em 2WD, para uso urbano com tração traseira, 4WD com tração nas quatro rodas e 4WD-L, que dobra o torque e permite enfrentar o off-road com mais capacidade.

Disponível nas versões 4ALL, 4Sport, 4Work e 4Work Off-Road, o Suzuki Jimny mede apenas 3,64 m de comprimento, 1,60 m de largura, 1,70 m de altura e 2,25 m de entre-eixos. O peso é de 1.120 kg.

Com visual bem característico, o Jimny tem aspecto quadrado, que chama a atenção pela tomada de ar no capô, snorkel e molduras em grafite nas caixas de roda e laterais do veículo, reforçando o aspecto robusto e off-road. O motor é 1.3 16V abastecido apenas com a gasolina, entregando 85 cv a 6.000 rpm e 11,2 kgfm a 4.100 rpm. A transmissão é manual de cinco marchas.

Segundo Sidnei Bisol, gerente de vendas da concessionária Betiolo, o público-alvo do Jimny é formado por pessoas de espírito jovem e aventureiro e que gostem de interagir com a natureza. “É o carro ideal para quem gosta de estar na natureza e ao mesmo tempo precisa de um carro versátil, urbano, econômico e de baixo custo de manutenção.”

Na avaliação de Bisol, o veículo entrega mais do que se imagina. “É um carro de concepção inteligente, prática e de mecânica confiável. Um carro, acima de tudo, apaixonante.”

Devido ao tamanho, não tem concorrência. Os demais off-roads 4×4 são grandes e sem praticidade no dia a dia. O Jimny pode ser usado tanto em trilhas quanto para ir ao trabalho. Também tem um plano de manutenção programada, com garantia sem limites de quilômetros durante três anos.

Bisol diz que a procura pelo carro é grande. “Como era esperado, as vendas estão em ascensão, cada cliente que compra um Jimny torna-se inconscientemente um propagandista do carro, tamanho o apreço que ele toma pelo veículo, estamos muito satisfeitos com o resultado das vendas.”

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Novidades

O Suzuki Jimny 2018 chega com novidades em termos de conectividade e acabamento. Ele traz um quadro de instrumentos todo redesenhado, com novo grafismo e elementos prateados, bem como um display multifuncional com nível de combustível e temperatura da água, entre outros. Outra novidade do SUV da marca japonesa é o volante com três raios, que apresenta visual mais esportivo e acabamento em couro na versão 4Sport.

O raio de giro é de 4,9 metros, permitindo manobras em locais muito apertados. Entre as mudanças, passa a adotar multimídia com tela de 7 polegadas que permite o espelhamento de smartphones com os sistemas Android e iOS e também a instalação de acessórios, tais como câmera de ré e TV digital. As rodas de liga leve são aro 15 polegadas com pneus 205/70 R15. O 4Sport tem ainda engate traseiro de série.

Motor e desempenho

O motor do Suzuki Jimny 2018 é o M13A, um propulsor de quatro cilindros em linha 1,3 litro que equipa também outros modelos da marca japonesa no exterior. Todo feito em alumínio, ele apresenta duplo comando de válvulas no cabeçote, bem como sistema de injeção multiponto, mas sem tecnologia flex, somente gasolina.

O M13A entrega cerca de 85 cv a 6.000 rpm e 11,2 kgfm a 4.100 rpm. Junto com ele, o utilitário 4×4 tem caixa de transmissão manual de cinco marchas, que traz um diferencial central e tração nas quatro rodas com bloqueio para o 4×4, bem como reduzida e opção de 4×2, além da transferência de força de uma roda para a outra quando necessário.

Sem opção automática no Brasil, o Suzuki Jimny 2018 aposta no motor 1.3 e em sua performance, fazendo de 0 a 100 km/h em 15,1 segundos e com máxima de 146 km/h. Para a estrada, é razoável, mas para o meio off-road, o motor se mostra valente.

O veículo é bem rústico, mas também apresenta uma performance para encarar a cidade. Nesse caso, o pequeno utilitário de pouco menos de 3,65 m de comprimento se mostra um carro ágil e valente, topando qualquer buraco, ladeira ou vias alagadas onde se dá muito bem, atravessando áreas onde os carros comuns não passam.

O motor M13A é suficiente para a proposta do 4×4, que tem câmbio manual de cinco marchas e caixa de redução dupla, garantindo no 4×2 um desempenho bom. As respostas são satisfatórias para um jipe que parece leve, mas que pesa 1.120 kg.

Fácil de estacionar, ele apresenta direção hidráulica leve, freios suficientes e suspensão dura. O motivo é o foco no fora de estrada. De qualquer forma, está dentro do esperado. Na estrada, o desempenho é regular.

Nas curvas, ele se mostra equilibrado, mas requer atenção em trechos mais fechados, por conta da altura em relação à largura. Ele é pouco suscetível a ventos laterais. O conforto é moderado e dá para encarar centenas de quilômetros. Direção e freios atuam bem.

A coisa muda quando o Jimny vai para o off-road. Ali, o jipe nipônico se dá muito bem. A versão 4Work Off-Road é a que mais suporta o tranco extremo e consegue passar por trechos que parecem impossíveis para seu porte. Os bons ângulos de entrada e saída garantem passagem pelas dificuldades da trilha em qualquer situação.

Com o 4×4 reduzido e bloqueado engatado, o veículo modula bem as forças nos dois eixos e nas quatro rodas, permitindo sair de trechos bem ondulados ou enlameados. Também é possível cruzar pequenos cursos d´água, bem como subir rampas bem íngremes, assim como descê-las e inclinar-se sobre as pedras grandes.

Por conta das características adequadas para o off-road, bem como pela diversão de ter um jipe bem pequeno, o Suzuki Jimny é preferido por muitos aventureiros, que buscam uma alternativa barata e interessante de ingressar no mundo 4×4.

Ficha técnica – Suzuki Jimny

• Motor: 4 cilindros em linha, 1.3, 16V
• Combustível: gasolina
• Potência: 85 cv a 6.000 rpm
• Torque: 11,2 kgfm a 4.100 rpm
• Câmbio: manual de cinco marchas
• Direção: hidráulica
• Suspensão: independente de eixo rígido
• Freios: disco sólido e tambor
• Tração: traseira, com opções 4×4 e 4×4 reduzida
• Comprimento: 3,64 m
• Largura: 1,60 m
• Altura: 1,70 m
• Entre-eixos: 2,25 m
• Pneus: 205/70 R15
• Porta-malas: 1.13 l
• Tanque: 40 l

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