A Sicredi Região dos Vales reuniu profissionais dos veículos de comunicação de 18 municípios na segunda-feira à noite. A cooperativa fez a apresentação do desempenho do ano passado e as contribuições para o desenvolvimento da região. Também houve palestra com o doutor em Comunicação Dado Schneider.
O comunicador abordou o tema “O consumidor de notícias”. Ele salientou as principais mudanças de comportamento entre a geração nascida neste século e a do século passado. Entre elas, as de que os nascidos após o ano 2000 são pessoas multifocais, ou seja, fazem várias coisas ao mesmo tempo. Outras características dos mais jovens é o gostar do trabalho em rede, cooperação e entender o outro.
“Mudar é aceitar o novo. Mudar é entender o que está acontecendo e aceitar”, salienta Schneider. Segundo ele, a nova era é da experimentação e não mais dos clientes fiéis. Isso faz com que aumente a concorrência e os consumidores equalizem as empresas.
Dessa forma, o doutor em Comunicação sugere estarmos atentos para o sentimento das pessoas, pois há um excesso de informações. “As pessoas estão com a cabeça cheia de informações e o coração vazio”, reflete.
Entre as previsões de Schneider para o futuro da comunicação, haverá cada vez mais trabalho para atrair a atenção das pessoas. “A realidade virtual será considera real, porque se existe é real”, afirma. Também a realidade aumentada diminuirá as distâncias de informação. Quem souber ser fonte das redes tende a ser manter no mercado.
Sicredi em 2017
O presidente da cooperativa, Ricardo Cé, destacou a participação de 11.253 associados durante o processo de assembleias. Isso representa 18% dos associados. Cé relatou que a Sicredi é a segunda maior empresa do RS em patrimônio líquido. Ele acrescentou que a instituição financeira é a que mais financia o Programa Nacional da Agricultura Familiar (Pronaf). “Essa é uma responsabilidade muito grande da Sicredi que nos coloca no cenário nacional”, enfatiza.
O diretor-executivo da Sicredi Região dos Vales, Roberto Scorsatto, comentou que 2017 foi um ano importante para a cooperativa. “Completamos 35 anos de fundação e realizamos uma série de ações na região, das quais destaco a inauguração da nova sede. Uma obra diferenciada com o objetivo de atender o crescimento atual e futuro de nossa cooperativa e também de relacionamento com a comunidade regional”, salienta.
Em 2017, a instituição financeira com sede em Encantado fechou o ano com 61.038 associados. Nos municípios de atuação, que compreende uma população de 120 mil habitantes, esse número representa mais de 50% da população com vínculo com a Sicredi.
A cooperativa tem 225 colaboradores. No ano passado, 31.563 operações de crédito foram realizadas totalizando R$ 491 milhões. Em recursos aplicados, o montante supera R$ 1,3 bilhão. O patrimônio líquido é de 356 milhões.
Gisele Feraboli: gisele@jornalahora.inf.br