Segurança e arquitetura

Decoração

Segurança e arquitetura

Além de proteger, grades e cercas são parte da decoração dos lares

Segurança e arquitetura

Na hora de projetar a casa dos sonhos, pensamos na maior quantidade de detalhes para que o arquiteto compreenda bem que estilos combinam mais com a gente.

Assim como paisagismo e design de interiores e edificações no geral são importantes, o detalhe dos muros ou grades é um item indispensável que ajuda a manter a privacidade e garantir maior sensação de segurança à família.

As grades, por exemplo, são fundamentais para complementar a fachada da casa e acrescentar mais beleza, estilo e elegância para a arquitetura. Para que esse item de segurança não roube a cena ou destoe do estilo da casa, conversamos com Fábio Júnior Schneider, inspetor de soldagem e proprietário da Inoxis Metal Metalúrgica, de Arroio do Meio.

De acordo com Schneider, é importante que o estilo e os materiais escolhidos para as cercas e grades estejam em harmonia com o conceito da residência. “Uma casa mais rústica pede grades que seguem o mesmo padrão, utilizando o ferro, por exemplo. Já as residências mais modernas no geral combinam melhor com materiais em inox, com linhas mais retas”, indica.

Conversar com um arquiteto ou especialista pode ser uma boa ideia na hora de escolher as grades e cercas. “É importante caprichar no projeto pois a cerca deve seguir o mesmo estilo do portão para que o resultado da fachada fique harmônico”, adianta.

Materiais

Especialista em grades, corrimões, portões e itens industriais, Schneider explica as diferenças de cada material.

TEM QUE IR

Inox

Há algumas variedades de inox no mercado, denominadas por números que variam entre 200, 300 e 400. “O inox da linha 200 é austenítico, não tem ferro na composição, porém, tem um teor de níquel mais baixo em consideração ao linha 300. O teor de níquel é justamente um dos componentes mais importantes na proteção contra a corrosão, o que nos leva a entender por que o inox da linha 300 é o mais utilizado na indústria alimentícia e em áreas de intempéries.”

O inox mais utilizado para corrimões e grades é o 304. Ele não tem ferro na composição e tem um alto teor de níquel. “A previsão de pré-oxidação do inox 304 é muito relativa ao meio em que se expõe. Em residências com um mínimo de conservação e limpeza, pode chegar até a cem anos ou mais. Por isso aqui na Inoxis Metal trabalhamos somente com essa variedade do material, que é fabricada por meio de uma liga com vários metais. O inox é muito versátil e promove um visual mais clean e moderno à residência”, diz Schneider.

TEM QUE IR 2

Ferro

Mais de acordo com construções rústicas e retrôs, o ferro pode ser uma boa opção a quem quer gastar um pouco menos. “Um ponto positivo do ferro é que é mais tranquilo de manipular, podendo fazer arabescos, por exemplo, e pintá-lo da cor de preferência do cliente”, explica.

Na nomeclatura popular, o ferro é uma das soluções mais baratas para a confecção de grades e corrimões. “Se por um lado ele é barato e mais fácil de manipular, o outro ponto é ser menos resistente. Para isso, fazemos com que passe por duas etapas de pintura especiais a fim de que se preserve por mais tempo”, fala Schneider.

Mesmo sendo mais acessível, o material necessita periódicas manutenções de pintura, por exemplo, para que não fique exposto ao tempo e comece o processo de ferrugem.

Acompanhe
nossas
redes sociais