Mesmo que o crescimento da consciência em relação à alimentação seja uma motivação extra para ocupar a cozinha, a verdade é que nem sempre há tempo para coordenar as panelas. Pensando em quem tem uma rotina puxada, mas quer opções saudáveis para se alimentar, surgiu a Pura Orgânicos e Naturais, no bairro São Cristóvão, em Lajeado.
Aos fundos da loja de produtos naturais, a cafeteria revela uma proposta diferente dentro desse segmento na região. Segundo a advogada e proprietária do estabelecimento, Paula Pereira Duarte, a ideia de colocar a área de consumo in loco na parte posterior do local se deu justamente para que a refeição seja feita com mais tranquilidade já que, na parte da frente, a vista para o movimento das ruas dá aquela sensação de pressa.
Paula diz que mais de 90% do que é oferecido para consumo no local é produzido ali mesmo, com insumos orgânicos. Vale lembrar que a kombucha servida na cafeteria também é artesanal. Na cozinha, garante, não entram nem glúten nem lactose. A medida visa impedir contaminação cruzada.
Além disso, não há nada frito e nenhum prato leva farinha ou açúcar branco. O preparo inclui o uso de “ingredientes do bem”: óleo de coco, leite vegetal, sal marinho, manteiga clarificada ghee e azeite de oliva extravirgem.
Há cerca de duas semanas, o estabelecimento começou a trabalhar com o prato do dia. Um dos sucessos da casa é servido na quinta-feira: estrogonofe feito com leite de coco e acompanhado com crispies assados de batata-doce, além de bufê de saladas.
Se alguém gostar de algum prato do cardápio e quiser reproduzir em casa, Paula explica como. Na parte da loja, o freguês encontra os produtos necessários para uma aventura saudável na cozinha.
E para aqueles que ainda preferem comer em casa, mas não têm disponibilidade para preparar tudo, a Pura oferece produtos congelados. Nessa seção, a pizza vegana é famosa. Quem procura refeições lowcarb e vegetarianas também encontrará opções.
Ah, e não tem como sair sem provar o parfait de morango (sem conservantes, sem corantes e adoçado com Stevia) ou o açaí orgânico, que não leva xarope de guaraná.