Madre Bárbara assume propriedade dos Maristas

lajeado

Madre Bárbara assume propriedade dos Maristas

Compra foi celebrada ontem. Promessa é dar continuidade à formação da juventude

Madre Bárbara assume propriedade dos Maristas
Lajeado

Agora é do Madre Bárbara. A Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria (ICM), da qual a escola faz parte, comprou o imóvel do, então, antigo Centro Marista de Formação de Lajeado. A cerimônia ocorreu ontem em uma “celebração eucarística de transferência”, na nova propriedade, na rua Bento Gonçalves, ao lado do colégio Castelo Branco.

Desde o anúncio do fim das atividades Maristas na cidade, em dezembro, houve muita especulação imobiliária. Para o irmão Inácio Nestor Etges, provincial da Rede Marista Sul-Amazonas, a venda da propriedade para as irmãs do Imaculado Coração de Maria não poderia ter sido melhor negócio.

“Essa era nossa intenção desde o início. Assim o espaço permanece com a mesma finalidade”, explica. Segundo Etges, depois de 110 anos de história do Centro Marista de Formação em Lajeado “mudam as mãos da administração, mas o propósito será o mesmo.”

Para Marlise Hendges, diretora-geral da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, a compra do imóvel tem um significado religioso, muito além do valor da propriedade.

“É um espaço sagrado, que teve vínculos religiosos desde sua formação”, resume. Com 16 escolas na rede em todo o estado, segundo ela, nenhum imóvel do grupo tem tamanhas dimensões e espaço a céu aberto, com mais de dois hectares e meio. “Isso aqui é um verdadeiro oásis sagrado”, sucinta.

O valor da compra da propriedade não foi informado pelas irmãs. “Fizemos pesquisas em imobiliárias e estipulamos um preço de compra conforme previsto no mercado para esse imóvel”, explicaram.

04_AHORA

Os motivos da compra

Olhando para o irmão Etges, que representou a Rede Marista, a diretora Maria Elena Jacques, do Colégio Madre Bárbara, agradeceu pela confiança dos Irmãos Maristas na continuidade do trabalho que será feito pela rede de educação da ICM.

O Colégio Madre Bárbara já utilizava o espaço para a realização de encontros formativos dos alunos. “Com a compra, vamos ampliar a possibilidade de oferecer um espaço alternativo para a formação das crianças, adolescentes e jovens de nossa rede”, explica Marlise. Segundo ela, a nova propriedade “proporcionará encontros de jovens que desejam realizar o discernimento vocacional, ou ainda para outro eventos”, afirma.

Além disso, com a proximidade de Porto Alegre, matriz da ICM, e outras cidades de atuação, como Santa Maria, Taquari, Caxias do Sul e Frederico Westphalen, por exemplo, facilitará a realizações de eventos e possibilitará mais atividades em grupo, reunindo as escolas e colaboradores para atividades de treinamentos e engajamentos.

“Com certeza nossa fundadora Bárbara Maix deve estar feliz, lá no céu, com nossa decisão de comprar esse imóvel Ela gostava de espaços integrados de formação. E é isso que estamos fazendo”, finaliza Marlise.

A nova propriedade do Colégio Madre Bárbara também poderá ser locada por entidades que queiram promover eventos no local.

Cristiano Duarte: cristiano@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais