Os resultados da recessão entre 2014 e 2015 aparecem em mais uma edição do Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese). Divulgado pela Fundação de Economia e Estatística (FEE), o estudo avalia a renda, saúde e educação do RS. É inspirado no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e tem por objetivo orientar os governos para a elaboração de políticas direcionadas para essas áreas.
Pela primeira vez em 11 anos, os municípios gaúchos amargaram redução no levantamento. Significa que o desenvolvimento do estado foi atingido pelo desemprego, pela menor participação da indústria na economia. Como consequência, os serviços públicos básicos de educação e saúde tiveram menos investimento e piora no serviço.
O indicador mais atingido foi justamente a renda. Nesse campo, o Vale do Taquari tem um diferencial. A atividade diversificada torna a região menos instável nos momentos de dificuldade. Ainda assim, há uma tendência de crescimento da informalidade. O que tende a impactar estudos no futuro.
[bloco 1]
Em termos da educação, uma área em que historicamente o Vale se destaca, mostra uma situação complexa. Há uma estagnação nesse quesito. Evoluir é um dever de toda a sociedade. Pais, diretores, alunos, professores, líderes, governos e entidades regionais precisam encontrar medidas efetivas para tornar a região um exemplo de novo.
Entre os problemas apontados, está a desigualdade social. Enquanto as escolas privadas ostentam bons resultados, as públicas caem a cada ano. A educação é o principal fator de transformação da sociedade.
No Vale, há uma tradição cooperativista. Isso pode ser visto em diversos campos. A união de pessoas garantiu vitórias importantes. Por meio da atuação coletiva, é possível superar as dificuldades e criar um ambiente propício para o aprendizado.
Como as relações entre professores e pais é mais próxima, as informações sobre necessidades do educandário são de conhecimento comum. A partir disso, as forças comunitárias se mobilizam para atender esses anseios. A união da sociedade é capaz de elevar os índices regionais. O desafio é grande, mas possível de ser revertido.
Editorial
União para superar os desafios
Os resultados da recessão entre 2014 e 2015 aparecem em mais uma edição do Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese). Divulgado pela Fundação de Economia e Estatística (FEE), o estudo avalia a renda, saúde e educação do RS. É inspirado no…