O fim de semana será de muito barro e adrenalina em Lajeado. O Parque de Eventos sedia a abertura do Campeonato Regional Pirelli de Veloterra, Taça Paulo Veículos. São esperados cerca de 200 pilotos entre sábado e domingo.
A etapa será a segunda sob as ordens do Lajeado Moto Clube, fundado no início de 2017 e que realizou a primeira prova em setembrode 2017. A etapa superou a expectativa de cem participantes e reuniu mais de 250.
A programação do fim de semana nicia na sexta-feira, com a chegada dos pilotos. Eles vêm de todo Vale do Taquari, Serra Gaúcha e também de Santa Catarina. Os organizadores esperam cerca de 200 participantes, divididos em 12 categorias.
A etapa terá duas partes. No sábado, 24, ocorrem os treinos e as classificatórias. No domingo, 25, as finais. As provas iniciam às 13h15min. Administração municipal e integrantes do Lajeado Moto Clube trabalham para deixar a pista e o Parque de Eventos em condições de receber público e pilotos.
“Esperamos que o público venha prestigiar para cada vez mais fortalecermos o Parque de Eventos, que praticamente só é usado para os rodeios. O esporte em duas rodas é uma coisa que vem para divulgar ainda mais esse espaço”, diz Jairo Stampinha, secretário do Lajeado Moto Clube.
Lições da edição passada
“Depois do campeonato do ano passado, foram só elogios à organização da etapa de Lajeado. A pista e o planejamento fizeram da etapa a melhor prova do Regional”, lembra Stampinha.
A etapa contará com novas categorias, como a intermediária nacional, infantil (com pilotos de 3 a 6 anos) e infantil B (pilotos de 6 a 10 anos). “Queremos criar grandes pilotos”, garante Stampinha.
Haverá praça de alimentação e desta vez a copa ficará toda por conta do Lajeado Moto Clube, que pretende angariar fundos para o grupo. A construção de uma sede própria é a grande meta.
A primeira prova rendeu frutos e hoje o Moto Clube conta com mais de 50 sócios, o que demonstra que os moradores de Lajeado e região estão pegando gosto pela prática. A entrada para o Parque de Eventos nos dias de prova custa R$ 13. Crianças menores de 10 anos e sócios do Moto Clube não pagam.
Correr em casa
Piloto de Estrela, Vitor Hugo Paladini, espera que o tempo esteja propício para a realização da prova. Assim o público poderá sentir a adrenalina que os pilotos vivem dentro da pista. “Eu como piloto darei o meu melhor, espero estar no lugar mais alto do pódio ao final do dia.”
Paladini, que participou da prova realizada em setembro, garante que correr perto de casa tem um sabor especial. “Correr em casa e perto dos amigos é um gás extra, é uma força a mais que ganhamos.”