Ontem, Dia Mundial da Poesia, a 5a edição do Poesia no Varal foi estendida pelo Vale. Diferente de outros anos, além de Estrela, desta vez, o projeto também está sendo apresentado em Taquari, Coqueiro Baixo, Sério, Santa Clara do Sul e Paverama, até o dia 13 de abril. E mais: a corda desse varal literário também estará presente na Univates, no hall do prédio 7, entre os dias 6 e 26 de abril.
Coordenado pela Secretaria de Cultura e Turismo de Estrela (Secultur), o Poesia no Varal ganhou projeção no estado no ano passado com uma carta aberta escrita por Victor Hugo Alves da Silva, secretário estadual de Cultura. Silva reconheceu a importância do projeto no incentivo à literatura e no acesso de alunos à poesia.
“É uma felicidade muito grande ver nosso projeto se expandindo assim. Devemos muito disso às palavras do secretário Victor Hugo. Depois que recebemos a carta dele, o Poesia no Varal ganhou visibilidade”, conta Letícia Oliveira de Oliveira, historiadora da Secultur.
Em Estrela, um vasto varal, com mais de 500 poesias, corre pelas salas e pelo saguão do Centro de Cultura e Turismo Bertoldo Gausmann. O mesmo ocorre no hall da prefeitura de Taquari e pelos corredores da Escola Municipal Frei Henrique de Coimbra, em Santa Clara do Sul.
No fio desse varal que se estende pelo Vale, vislumbram-se poesias de Vinícius de Moraes, Cecília Meireles, Fernando Pessoa, Florbela Espanca e poetas da região. Exemplo de sucesso desse projeto é o caso da professora Ana Luisa Roolaart, que participa desde a primeira edição. Por timidez, começou escrevendo poesias com pseudônimo de Ana Lu. Após romper o medo de se expor, assumiu o nome como autora e, em breve, lançará o primeiro livro de poesia.
De acordo o secretário de Cultura de Estrela Marcelo Braun, a expectativa é de que nas próximas edições o projeto chegue em pelo menos 20 cidades do Vale do Taquari, por meio do Conselho dos Dirigentes de Cultura do Vale do Taquari (Codic-Amvat).
Empresas, entidades e escolas que quiserem participar do Poesia no Varal devem contatar com a Secultur de Estrela pelo 3190-1258.
Cristiano Duarte: cristiano@jornalahora.inf.br