Já está estendido no Vale o Poesia no Varal

Estrela - cultura

Já está estendido no Vale o Poesia no Varal

A 5a edição do projeto nascido em Estrela também ocorre em Taquari, Santa Clara do Sul, Coqueiro Baixo, Sério e Paverama

Já está estendido no Vale o Poesia no Varal
Estrela

Ontem, Dia Mundial da Poesia, a 5a edição do Poesia no Varal foi estendida pelo Vale. Diferente de outros anos, além de Estrela, desta vez, o projeto também está sendo apresentado em Taquari, Coqueiro Baixo, Sério, Santa Clara do Sul e Paverama, até o dia 13 de abril. E mais: a corda desse varal literário também estará presente na Univates, no hall do prédio 7, entre os dias 6 e 26 de abril.

Coordenado pela Secretaria de Cultura e Turismo de Estrela (Secultur), o Poesia no Varal ganhou projeção no estado no ano passado com uma carta aberta escrita por Victor Hugo Alves da Silva, secretário estadual de Cultura. Silva reconheceu a importância do projeto no incentivo à literatura e no acesso de alunos à poesia.

“É uma felicidade muito grande ver nosso projeto se expandindo assim. Devemos muito disso às palavras do secretário Victor Hugo. Depois que recebemos a carta dele, o Poesia no Varal ganhou visibilidade”, conta Letícia Oliveira de Oliveira, historiadora da Secultur.

Em Estrela, um vasto varal, com mais de 500 poesias, corre pelas salas e pelo saguão do Centro de Cultura e Turismo Bertoldo Gausmann. O mesmo ocorre no hall da prefeitura de Taquari e pelos corredores da Escola Municipal Frei Henrique de Coimbra, em Santa Clara do Sul.

Projeto Poesia no Varal também foi estendido no hall da prefeitura de Taquari

Projeto Poesia no Varal também foi estendido no hall da prefeitura de Taquari

No fio desse varal que se estende pelo Vale, vislumbram-se poesias de Vinícius de Moraes, Cecília Meireles, Fernando Pessoa, Florbela Espanca e poetas da região. Exemplo de sucesso desse projeto é o caso da professora Ana Luisa Roolaart, que participa desde a primeira edição. Por timidez, começou escrevendo poesias com pseudônimo de Ana Lu. Após romper o medo de se expor, assumiu o nome como autora e, em breve, lançará o primeiro livro de poesia.

De acordo o secretário de Cultura de Estrela Marcelo Braun, a expectativa é de que nas próximas edições o projeto chegue em pelo menos 20 cidades do Vale do Taquari, por meio do Conselho dos Dirigentes de Cultura do Vale do Taquari (Codic-Amvat).

Empresas, entidades e escolas que quiserem participar do Poesia no Varal devem contatar com a Secultur de Estrela pelo 3190-1258.

Cristiano Duarte: cristiano@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais