As provas do Circuito Urbano de Kart movimentaram as ruas de Encantado no fim de semana. Participaram 62 pilotos, divididos em 11 categorias.
Por ser uma prova de rua, os veículos precisam ser adaptados. A principal alteração é o acerto de chassi. Outra característica da pista de rua é não ter uma grande área de escape como nos autódromos ou kartódromos.
“No acerto de chassi, temos a questão da distância do eixo, o acerto de calibragem e a altura”, explica o piloto de Encantado, Janderson Graciola, 31. Na opinião dele, a pista oficial exige mais técnica e a competição é mais equilibrada do que na rua.
Fábio Júnior Soga, 38, também de Encantado, faz um comparativo interessante. “A pista de rua é como se fosse a de Mônaco na Fórmula 1. Um pequeno erro é crucial na rua. Pode fazer perder a prova”, comenta. Conforme Soga, a pista oficial dá mais margem de erro para os kartistas, pois a área de escape é maior.
Traçado
Sobre a prova de Encantado, na rua João Sana em frente ao Parque Multiesportivo (Caminhódromo) e na rótula da avenida Antônio de Conto, Soga destaca ter um traçado diferenciado. “É um bom circuito. As ruas são largas e as curvas boas de fazer, também devido à rótula”, fala.
A paixão pelo kart iniciou ainda com a moto a convite de amigos. “É muito bom correr em casa perto da família e dos amigos”, menciona. Soga integra a equipe Scatola Competições. O grupo tem 15 integrantes, sendo oito pilotos.
Para Graciola, pilotar em casa é um compromisso. “É uma pressão e ao mesmo tempo é bom. É uma emoção diferente”, resume. Para ele, que trabalha com venda de carros, a paixão pelo automobilismo é algo que traz desde pequeno.
A motivação para andar de kart surgiu ao ver o irmão mais velho, Jiovani, que é preparador de carros. Esse acompanhamento resultou na compra do kart e no início da participação em provas há quatro anos.
Velocidade
A velocidade depende da pista. Em uma oficial, fica em torno dos 95 km/h, enquanto na rua entre 70 e 80 km/h.
As categorias são divididas pelo tipo de motor, melhores tempos e idade. Os motores são de motos a álcool adaptados para o kart.