Lancheira saudável

Saúde

Lancheira saudável

A pressa na hora de montar o lanche das crianças esconde algumas armadilhas a saúde dos pequenos

Lancheira saudável

A volta às aulas normalizou a rotina da maioria das famílias e ao mesmo tempo atribuiu mais tarefas e correria a ela. Divididos entre os próprios compromissos e os dos filhos, muitas vezes os pais acabam recorrendo a lanches rápidos quando vão preparar o alimento que os filhos comerão durante os intervalos da escola e das demais atividades ao longo do dia.

De acordo com a nutricionista Luísa Müller Arruda, de Lajeado, manter a boa nutrição das crianças na fase escolar garante um bom crescimento e é essencial para a manutenção da saúde das crianças. “O lanche é muito importante pois mantém a criança alimentada durante os estudos e faz com que não chegue na próxima refeição com uma fome maior do que deveria”, alerta.

Fuja dos industrializados

Para Luísa, é muito importante que os pais respeitem os gostos das crianças. Dar preferência para alimentos in natura, deixando de lado os industrializados e ultraprocessados é uma forma de introduzir saúde no cardápio. Mesmo que esses alimentos sejam mais fáceis de conservar, o esforço é válido, já que a saúde e o sistema imunológico dos pequenos está em jogo.

Segundo Luísa, reduzir a ingestão de comidas industrializadas é uma tarefa desafiadora aos pais. “Os alimentos muito processados são muito palatáveis e atraem as crianças, muitas vezes em função do apelo da mídia com propagandas usando personagens divertidos”, alerta. Essas opções prontas, apesar de serem muito gostosas, são ricas em açúcares, sódio, corantes e conservantes.

Para controlar melhor a quantidade do lanche industrializado ingerido pelas crianças, Luísa indica que se trate esse tipo de alimento como exceção, mas não proibição. “Devemos explicar que determinado alimento não deve ser consumido com frequência pois não traz benefícios à saúde e também deixar claro que apesar de limitado esse alimento não é proibido. Afinal, o proibido sempre é mais desejado”, diz.

A educação das crianças acerca da qualidade dos alimentos é essencial para a manutenção da saúde dos jovens. De acordo com a nutricionista, os filhos vão crescendo e os pais não têm mais total controle sobre a alimentação deles, que vão provar alimentos em outros lugares com amigos, o que evidencia a importância do diálogo e orientação. “A criança deve saber que pode sim comer um alimento industrializado, mas que deve ser em uma quantidade adequada. Ao entender isso ,ela será mais consciente sobre suas escolhas alimentares, se tornando um adulto mais saudável”, afirma.

dicas-para-montar-lancheira-saudavel copy

Dicas da nutricionista

O que colocar na lancheira vai depender da criança, da sua fome e de suas preferências.

Veja algumas dicas:

– Frutas picadas em potinhos: morango, uva, manga, melão, melancia, kiwi;
– Cenoura baby, tomatinhos cerejas com queijo minas picado, milho cozido;
– Sanduíches com queijo branco ou mussarela e vegetais;
– Tapioca salgada: queijo, tomate e orégano, requeijão, ovo mexido;
– Tapioca doce: banana com canela, geleia de frutas;
– Bolos caseiros, bolo salgado de legumes;
– Iogurte de frutas;
– Castanhas, nozes, amêndoas;

Opções não faltam, basta um pouco de dedicação!

Acompanhe
nossas
redes sociais