Ocorre neste sábado, 17, o Chá Tropical, organizado pelo Centro de Orientação Holística Vida Saudável, o Cohvisa. Com programação que se estendeu por todo o mês de março, o grupo recebe desta vez uma palestra com a Irmã Lúcia Rockembach, de Imbituba, Santa Catarina, que dedicou mais de três décadas de sua vida para estudar e trazer soluções às comunidades a respeito da saúde das pessoas obtida através da alimentação saudável. O evento ocorrerá na Paróquia do São Cristóvão, a partir das 15h. Os cartões podem ser adquiridos junto à Cohvisa.
Munida de evidências científicas e pesquisas, a Irmã coordena o Centro Orialan, de Imbituba, que realiza trabalhos com a comunidade local e pessoas interessadas em realizar desintoxição alimentar e aprender hábitos alimentares saudáveis. De acordo com a Irmã Lúcia, cerca de 2,5 mil pessoas já passaram pela experiência que dura cinco dias. Outras 2 mil pessoas também foram treinadas para disseminar a cultura que preza pela saúde através dos bons alimentos e ervas medicinais, reduzindo o consumo de medicamentos industrializados.
Irmã Lúcia explica que o corpo humano e mente nem sempre estão em pleno funcionamento. “É bom revisar, acolher, relaxar, tratar com carinho e atenção. Os conceitos que nos foram transmitidos precisa ser atualizado, pois a rigidez nas ideias, o desânimo causado pela desvalorização de nossa vida, a ausência de novidades em nossa alimentação, tudo isso nos intoxica. Então a proposta é partir para o novo a partir da criatividade”, cita.
Cohvisa para a mulher
Formado por mulheres de todas as idades, o grupo promove reuniões semanais para realizar estudos relacionados à saúde do corpo e da mente. Conforme a coordenadora do Cohvisa, Eloede Maria Conzatti, o espaço é uma extensão do trabalho da Irmã Lúcia, que convida e engaja as mulheres a aprender através de assembleias, aulas de Ioga, trabalho de plantio e manutenção da terra e estudo. “O mundo mudou e as mulheres estão mais ativas do que nunca. Queremos contribuir para que tenham ainda mais consciência de si e melhorem suas formas de viver, cada uma do seu jeito”, diz.
Criado há 18 anos, o Cohvisa surgiu a partir de uma iniciativa dos gestores da Coodenadoria de Educação – 3ª CRE em Estrela, que ofertaram oficinas e palestras em escolas estaduais, ensinando sobre o aproveitamento dos alimentos e despertasndo para uma cultura de produção orgânica. “A ideia expandiu, se desvinculou do poder público e se tornou o grupo de orientação holística que planejou estudos sobre o uso cotidiano de plantas e de como cuidar melhor da saúde física, mental e espiritual”, conta Eloede.
Entre os debates propostos pelo grupo para este ano, estão os problemas relacionados à desigualdade de gênero, economia solidária e saúde popular e comunitária. “O incentivo ao consumo e plantio de alimentos orgânicos também entre na roda de discussões, inclusive vendemos arroz, erva-mate e sucos orgânicos”, explica.
Encontro de mulheres
Na próxima quinta-feira, 22, o grupo organiza o primeiro Encontro de Mulheres da Federação dos Trabalhadores Aposentados e Pensionistas do RS, a Fetapergs. O evento ocorroe na Câmara de Vereadores de Lajeado, às 9 horas. As inscrições podem ser feitas no local. Outras informaçõepodem ser obtidas pela página do Facebook do Cohvisa Lajeado ou pelo telefone 986673748, com Eloede.
Victória Lieberknecht: victoria@jornalahora.inf.br