O Sescon convoca os associados da região para participar das eleições que definirão a direção da entidade pelos próximos quatro anos. Duas chapas concorrem ao pleito, que ocorre amanhã, das 9h às 15h. No Vale, a votação ocorre na sede do Sincovat, na rua Venceslau Bras, número 90, bairro São Cristóvão, em Lajeado.
Além dos candidatos a presidente e vice, cada chapa registrou nomes para a vice-presidência do Vale do Taquari e suplentes.
Pela Chapa 1, que representa a situação, o candidato à presidência é Célio Lewandovski, atual diretor de assuntos legislativos da entidade, com Roberta Salvini como candidata à vice-presidente do Vale.
Liderada pelo vice-presidente institucional do Sescon, José Tadeu Jacoby, a chapa 2, da oposição, tem José Inácio Lenz como candidato a vice-presidente da região. Os resultados serão conhecidos cerca de duas horas após o término da votação.
Participam do pleito as empresas associadas em dia com a entidade. Cada escritório tem direito a um voto e deve designar um sócio como eleitor. Caso as mensalidades não estejam em dia, a empresa pode regularizar a situação no local, e assim assegurar a participação.
De acordo com a presidente do Sincovat, Cíntia Fortes, enquanto a entidade local representa os profissionais da contabilidade, o Sescon-RS cumpre o papel de representante das empresas do setor. “A participação no pleito é importante diante do trabalho realizado pelo Sescon-RS, em especial na atuação em defesa dos interesses do empresário contábil.”
Cíntia destaca os trabalhos realizados em parceria entre o Sincovat e o Sescon-RS. Entre eles estão a realização de cursos de qualificação, o Seminário Sincovat e o projeto Negócios em Pauta.
Para o atual presidente da entidade, Diogo Chamun, a disputa entre as duas chapas concorrentes demonstra a força e a representatividade do Sescon-RS. Segundo ele, apesar de acirrado, o pleito transcorre dentro da normalidade.
Conforme Chamun, o Sescon vive um momento ímpar em seus trinta anos de existência, com destaque para a articulação política junto a lideranças e autoridades, além da ampliação dos produtos e serviços importantes para os associados.
O presidente afirma que a gestão que encerra no dia 30 de abril estabeleceu parcerias e projetos direcionados a toda a sociedade, sem deixar de lado as funções sindicais. A mudança de posicionamento foi marcada pelo slogan “Sindicato a serviço da sociedade.”
Representando 483 municípios gaúchos, o Sescon-RS tem vice-presidências em São Leopoldo, Lajeado, Santa Maria e Passo Fundo, além de escritório regional em Pelotas.
Filiação
No ano passado, os associados do Sescon-RS participaram de uma decisão histórica. A entidade encerrou o vínculo existente desde a década de 1980 com a Fecomércio-RS, e ingressou no sistema da Fenacon, federação nacional voltada ao setor. Decidida em Assembleia, mudança teve aprovação de 96% dos participantes.
Thiago Maurique: thiagomaurique@jornalahora.inf.br