Exporoca atrai 20 mil pessoas

Roca Sales - festa do peixe

Exporoca atrai 20 mil pessoas

Evento promoveu a psicultura, agroindústrias, artesanato, indústria, comércio e gastronomia locais

Exporoca atrai 20 mil pessoas
Vale do Taquari

A cidade da amizade realizou a 7ª Exporoca e 10ª Fecarpa nesse fim de semana. O evento atraiu aproximadamente 22 mil visitantes nos três dias de programações realizadas no Centro Social Urbano.

A feira destacou o potencial da piscicultura, da área comercial, industrial e também das agroindústrias. A coordenadora municipal de cultura, turismo e eventos e presidente do evento, Marlisa Sartori Bratti, enfatiza o resultado do evento. “Superou nas expectativas, inclusive tivemos ônibus que vieram de Porto Alegre para prestigiar e pessoas de várias cidades da região. Nos próximos dias faremos a avaliação do evento e a divulgação dos resultados”, comenta.

Fecarpa

A feira do peixe surpreendeu os produtores. Conforme a administradora do frigorífico de peixes do município, Ariane Laís Scheer, no sábado o estoque de filé de tilápia foi todo vendido. Segundo ela, a empresa tem vários produtores integrados. Além de Roca Sales, eles compram peixe, de produtores de Encantado e Colinas.

Pai e filho, Lourenço e Ulisses Beroldi, expuseram e venderam peixes vivos produzidos na propriedade da família

Pai e filho, Lourenço e Ulisses Beroldi, expuseram e venderam peixes vivos produzidos na propriedade da família

Ariane enfatiza que a feira é uma boa oportunidade para promover a atividade.

“Sempre é uma boa oportunidade do município divulgar, porém com a crise, se percebe que o consumidor acaba comprando menos”, comenta o produtor de carpas prateada, húngara, capim e cabeça grande, Lourenço Bertoldi da Linha Barão do Rio Branco.

Gastronomia

Os diversos pratos e lanches à base de peixe foram uns dos diferenciais da praça de alimentação e do restaurante. No restaurante foram servidas mil refeições nos três dias. O empresário, Sérgio José Zanatta, comemora o resultado. “Os visitantes ficaram impressionados com a qualidade do peixe e da comida. Só de peixe recheado foram 32 unidades, o que corresponde a uma média de 200 quilos”.

Para outro empresário, Juarez Cofferri, de Roca Sales, a venda de pastel de peixe e peixe frito teve bons resultados na Praça da Alimentação. “Está bom, dentro da expectativa. O evento sempre ajuda a divulgar. O peixe está em alta na região e vem sendo bem aceito”.

Artesanato

Diversos artesãos expuseram na Feira do Artesanato. Conforme a extensionista social de Emater/RS-Ascar do município, Leandra Bagatini, na metade do ano passado 20 mulheres participaram de duas oficinas. Ensinaram técnicas de como trabalhar e tingir escamas de peixes.

O resultado do curso foi a confecção de 520 lembrancinhas, expostas na Exporoca e Fecarpa. “O objetivo é divulgar a criação de peixes, ser uma opção de renda e dar continuidade ao trabalho com artesanato feito em Roca Sales”, comenta.

Artesãs confeccionaram lembranças com escamas de peixes para os visitantes

Artesãs confeccionaram lembranças com escamas de peixes para os visitantes

A artesã, Izolda Lang, mais conhecida por Mick, participou do curso e expôs seus trabalhos. “Amei, porque gosto de fazer artesanato. É sempre um aprendizado a mais”, menciona.

Para ela o evento é importante. “Adorei a feira. Mostrar o nosso trabalho é uma boa oportunidade para negócios futuros”, acrescenta.

Gisele Feraboli: gisele@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais