A primeira atividade da 7ª Exporoca e 10ª Fecarpa foi a apresentação teatral de estudantes. O espetáculo Viagem à Cidade da Amizade integrou estudantes para contar parte da história do município.
“Deu para aprender mais sobre a nossa história. Teve muita aventura e mistérios e também imaginação no teatro”, diz a estudante do 3º ano do Ensino Médio, Paola Rother, 17. Ela estuda no Scalabrini em Encantado, mas mora no bairro Dois Lajeados em Roca Sales.
A Exporoca e Fecarpa se estende até domingo no Centro Social Urbano. A entrada é gratuita, apenas para o show deste sábado à noite com a dupla Guilherme e Santigo será cobrado ingresso. O espetáculo inicia às 23h.
A estimativa é de que mais de 20 mil pessoas prestigiem a programação. São 54 expositores, 15 agroindústrias, Feira do Produtor e Feira do Peixe. Além disso, há uma área coberta de dois mil m2 e praça de alimentação com 11 empresas mais o restaurante principal.
O prefeito Amilton Fontana destaca a importância do evento. “Representa muito para o nosso município. É o momento de divulgar nosso potencial comercial, industrial e também das agroindústrias, além da questão gastronômica e do peixe que estamos fortalecendo com o passar dos anos”, comenta.
A feira é realizada pela Administração Municipal e CIC Roca Sales. A organização é da Lume Eventos e o patrocínio de Lojas Benoit, Ervateira Rei Verde, Sicredi, Banrisul, BRDE, Corsan e apoio da Fecundo, Transportes Koste, Pretto Veículos, Qualipel e Supra Insumos.
Agroindústrias
Uma das atrações é a Feira da Agricultura Familiar. Os visitantes podem encontrar uma variedade de produtos, a maioria da região.
“É a primeira vez que viemos na feira aqui. Pela estrutura, será muito boa”, comenta o casal de Paraí, Anélio e Arlete Pelegrini. Eles produzem schimiers, conservas e suco de uva.
De Dois Lajeados, Sadi Giacomin traz a farinha de milho feita com o plantio sem adubo químico, geleias e polpa de tomate. Segundo ele, o foco da família é trabalhar com produtos orgânicos. “Quem consome uma vez, acaba comprando sempre devido ao sabor diferenciado”, menciona.
Para a proprietária de uma agroindústria de Vespasiano Corrêa, Fátima Gavineski, que produz morangos orgânicos e os vende in natura na feira, a expectativa é boa. “As feiras sempre ajudam na divulgação do produto e na renda familiar”, afirma.
Além de apresentar os seus produtos, as agroindústrias familiares ajudam na geração de renda e divulgam o que é produzido na região.
Programação
Dia 10, sábado
8h30min Reunião AVAT | Local: Câmara de Vereadores
9h Abertura da visitação à Feira
11h Tenda Cultural – Dança Alemã Freundtanzgruppe
13h Tenda Cultural – Grupo Bandoneóns ao vivo
14h Resgatando amizades através da cultura com a Banda Choppão
16h Celebration Band com desfile de moda
19h Tenda Cultural – Grupo Bandoneóns ao vivo
20h Luan Ludwig
21h DJ Natan
22h Encerramento da visitação à Feira
23h Show Nacional GUILHERME & SANTIAGO
Dia 11, domingo
8h30min Missa
9h Abertura da visitação à Feira
10h Show com Padre Ezequiel Dal Pozzo
11h Dança Alemã Freundtanzgruppe
13h Festival Kids – atração infantil
14h Metamorfose Multishow
15h Banda Brilha Som
16h CTG Tropeiros da Amizade
16h30min Coral Municipal de Roca Sales
17h Tchê Guri
18h Encerramento da visitação à Feira
Gisele Feraboli: gisele@jornalahora.inf.br