Varal de poesia começa a se estender pelo Vale

estrela - cultura em estrela

Varal de poesia começa a se estender pelo Vale

Coqueiro Baixo, Santa Clara do Sul e Taquari também receberão a 5ª edição do Poesia no Varal

Varal de poesia começa a se estender pelo Vale
Estrela

A ideia de estimular a leitura por meio de poesias estendidas em varais ganha mais fôlego pelo Vale do Taquari. Com o reconhecimento registrado na edição do ano passado pelo secretário estadual da Cultura Victor Hugo Alves da Silva, a 5ª edição do Poesia no Varal, que ocorre de 21 de março – Dia internacional da Poesia – a 13 de abril, os municípios de Coqueiro Baixo, Santa Clara do Sul e Taquari também receberão o projeto.

Idealizado pela Secretaria de Cultura e Turismo de Estrela (Secultur), mais de 500 poesias, de autores como Vinícius de Moraes, Cecília Meireles, Fernando Pessoa, Florbela Espanca e poetas da região, estarão expostas no Centro de Cultura e Turismo Bertoldo Gausmann.

“Ano passado tivemos a alegria de receber a carta do secretário estadual de Cultura Victor Hugo nos prestigiando pelo estímulo à criatividade e à leitura. Isso no incentivou a ampliar o Poesia no Varal para outros municípios do Vale do Taquari. A ideia é de que pelo menos 20 cidades participem nas próximas edições”, explica Letícia Oliveira de Oliveira, historiadora da Secultur.

conexão_01

A parceria para compartilhar o Poesia no Varal com outros municípios do Vale ocorre por meio do Conselho dos Dirigentes de Cultura do Vale do Taquari (Codic-Amvat), presidido por Marcelo Braun, também secretário de Cultura em Estrela.

“Nossa expectativa é, literalmente, estender o fio do varal de poesia por todo o Vale do Taquari. O projeto é um grande incentivo à literatura. Os professores de Estrela sempre nos agradecem pelo incentivo que o evento traz na leitura de seus alunos”, resume Braun.

Empresas, entidades e escolas que quiserem participar do Poesia no Varal podem contatar pelo 3190-1258.

Da gaveta para as prateleiras

Além do incentivo à leitura, o Poesia no Varal também é um estímulo para que novos escritores compartilhem o talento com o mundo. É o caso da professora Ana Luisa Roolaart, que participa desde a primeira edição.

“Sempre escrevi poesias, mas tinha vergonha de compartilhar e acabava deixando na gaveta. Na verdade, tinha medo do que os outros achariam de mim. Então, no início, comecei escrevendo no Poesia no Varal com o pseudônimo de Ana Lu. Depois de ver o meu próprio trabalho exposto, não me preocupo mais com a opinião dos outros. Em breve, quero lançar meu primeiro de livro de poesias”, revela Ana.

Cristiano Duarte: cristiano@jornalahora.inf.br

 

Acompanhe
nossas
redes sociais