A cidade da amizade finaliza os prepartativos para mais uma edição da Exporoca e Fecarpa. A feira destaca as virtudes do município nos setores agrícola, comércio e indústria, em especial a produção e industrialização de peixes.
O evento inicia amanhã, às 18h, e vai até domingo, no Centro Social Urbano. Às 15h30min, ocorre a reunião da Associação dos Municiípios dos Vale do Taquari (Amvat).
Espera-se público superior a 20 mil pessoas. Serão 54 expositores internos, desses cerca de 50% são empresas locais. Haverá Feira de Agroindústrias com a participação de 15 empreendedores, Feira do Produtor e ainda a Feira do Peixe Vivo e também comercialização de peixes congelados na Fecarpa.
Conforme a presidente da Câmara de Indústria e Comércio (CIC), Grasielli Cofferri, a expectativa de movimentação econômica fica entre R$ 1 e 2 milhões. “O foco é mostrar o que Roca Sales tem de melhor. Divulgar nossos produtos e serviços, tanto que a maioria dos expositores é daqui”, informa.
A entrada no parque é gratuita. Somente haverá cobrança de ingresso para o show nacional com a dupla Guilherme e Santiago.
A presidente da feira, Marlisa Sartori Bratti, comenta que a preparação dos estandes e da estrutura começou há um mês.
O evento é realizado pela administração municipal e CIC Roca Sales.
A importância do peixe
O município tem 372 piscicultores, desses 63 são assistidos pelo governo municipal, por meio da Secretaria de Agricultura, e pela Emater/RS-Ascar. A produção anual varia de 60 a 120 toneladas.
Na feira anterior, cerca de 22 mil quilos de peixe foram vendidos. Conforme o chefe do escritório da Emater, Deoclesio Picolli, a expectativa para 2018 é manter o número. Peixe abatido, cortes, filés, além de peixe vivo, estarão à disposição do consumidor.
A praça de alimentação terá quatro empresas de Roca Sales cujos pratos principais serão à base de peixe.
Tenda cultural
Com o intuito de promover e valorizar a cultura da cidade, pela primeira vez, a feira contará com uma tenda cultural. A novidade estará localizada junto à praça da alimentação em paralelo ao palco principal.
Ao todo, cinco grupos mostrarão sua arte. Metamorfose Multishow, no domingo, às 14h; CTG Tropeiros da Amizade, na sexta-feira, às 19h, e no domingo, às 16h. O Grupo Bandoneóns ao vivo, no sábado, às 13h e às 19h. O Coral Municipal de Roca Sales, na sexta-feira, às 17h, e o Grupo de Dança Alemã Freundtanzgruppe, no sábado e no domingo, às 11h.
Artesanato
Na entrada do parque haverá um espaço dedicado para o artesanato. Pintura em tela, patchwork, artesanato em madeira, bordados, entre outros. Cerca de 20 artesãos do município participam. A aposta desta edição são os enfeites para a Páscoa.
Peça teatral
Amanhã, às 14h, os alunos das escolas municipais sobem ao palco para encenar a peça Viagem à Cidade da Amizade. Vinte e cinco estudantes contam a história do município.
A parte artístico-cultural da Exporoca 2018 conta com o financiamento do Pró-Cultura RS da Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer e tem entrada gratuita em todas as atrações.
Show nacional
Um dos momentos mais aguardados é o show nacional com a dupla Guilherme e Santiago, no sábado à noite. Os músicos com mais de 20 anos de história e com cinco milhões de CDs vendidos se apresentam a partir das 23h.
O show será realizado no Centro Social Urbano. A abertura dos portões da Arena de Shows ocorre às 19h.
Os ingressos antecipados podem ser adquiridos por meio do site ticketmais.com.br ou nas Lojas Benoit, em Arroio do Meio, Encantado, Roca Sales, Lajeado, Nova Bréscia, Imigrante, Muçum e Capitão. Crianças até 5 anos não pagam. Informações sobre os valores podem ser obtidas em http://exporoca.com.br/show.
Gisele Feraboli: gisele@jornalahora.inf.br