Personalidades femininas são tema da exposição

Estrela

Personalidades femininas são tema da exposição

A exposição Mulheres Inspiradoras pode ser visitada até o dia 16, no Centro de Cultura e Turismo Bertholdo Gausmann. Organizada pela historiadora da Secretaria de Cultura e Turismo, Letícia Oliveira de Oliveira, 40 mulheres que, em sua trajetória pessoal e…

Personalidades femininas são tema da exposição
Estrela

A exposição Mulheres Inspiradoras pode ser visitada até o dia 16, no Centro de Cultura e Turismo Bertholdo Gausmann. Organizada pela historiadora da Secretaria de Cultura e Turismo, Letícia Oliveira de Oliveira, 40 mulheres que, em sua trajetória pessoal e profissional, marcaram a história, foram selecionadas para a exposição.

“Seus exemplos de vida nos fazem refletir sobre o papel da mulher na sociedade. A intenção é também resgatar personagens muitas vezes esquecidas pela própria história” ressalta Letícia.

Entre outras, são retratadas mulheres como a paquistanesa Malala Yousafzai, que se tornou um ícone em seu país por defender a educação feminina e criticar abertamente o talibã. Ela recebeu, em 2011, o Prêmio Nacional da Paz. A imperatriz dona Leopoldina, que assinou o decreto da Independência do Brasil; a francesa Marie Curie, primeira mulher a receber o Prêmio Nobel de Física, em 1903, e depois o Nobel de Química, em 1911, pela descoberta dos elementos químicos rádio e polônio, também estão entre as homenageadas.

A exposição, conforme Letícia, contempla mulheres de várias nacionalidades e etnias. Ela cita, ainda, exemplos como o de Tereza de Benguela, conhecida como “Rainha Tereza”, que liderou no século XVIII o Quilombo de Quariterê, no Mato Grosso; a norte-americana Rosa Parks, que se tornou símbolo do movimento civil pelos direitos dos negros; Leonor de Aquitânia, que foi mãe de dois reis ingleses – Ricardo Coração de Leão e Godofredo – Anita Garibaldi, a heroína de dois mundos; Frida Kahlo, Rachel de Queiroz, Tarsila do Amaral, madre Tereza de Calcutá, Maria Lenk e a atleta paraolímpica Terezinha Guilhermina. Escolas ou grupos podem agendar visitas 3190-1258.

Acompanhe
nossas
redes sociais