O Fiat Cronos nasceu para dar continuidade a uma linhagem de bons sedans da marca italiana, que iniciou no Brasil com o antigo Siena nos anos 90. O novo sedan vem em três versões básicas, que assumem uma gama de cinco opções, sendo três manuais e duas automáticas.
A origem do veículo remonta ao Siena. Antes dele, a Fiat teve no Brasil apenas modelos que não conseguiam competir com os rivais de marcas mais antigas. Após 15 anos de mercado, o Siena começou a perder fôlego, e a Fiat sacou um novo sedan, chamado Grand Siena.
Com visual moderno, inovou com a versão Tetrafuel, que permitia abastecimento com gasolina pura, gasolina nacional, etanol e gás natural. Agora recebe um bom companheiro e possível sucessor, o Cronos.
Segundo o gerente de vendas da Betiolo, Paulo Leandro Rosa, o Cronos chega com uma ideia inovadora em se tratando de um sedan. Alia equilíbrio nas proporções, elegância nos detalhes e uma esportividade que o diferencia da concorrência. “Como pontos fortes, o veículo oferece uma tecnologia de ponta, aliada ao melhor acabamento interno e externo, que resulta numa qualidade excepcional do produto.”
Para o gerente, os pontos a destacar no carro são inúmeros, como o porta-malas de 525 litros, o melhor custo -benefício da categoria, a tela multimídia de 7 polegadas, eleita a melhor central multimídia pela revista Auto Esporte, e a direção elétrica progressiva.
O Fiat Cronos chega para competir na categoria de sedans compactos, que representa 15% do total de carros vendidos no país. Os consumidores desse segmento têm um perfil bem definido, são, na maioria, famílias com filhos.
Segundo Rosa, o Cronos é a melhor resposta para esses consumidores. “Por atender às necessidades funcionais, principalmente devido ao design ousado e com linhas esportivas, que o destoam dos demais concorrentes.”
As vendas iniciais surpreendem as concessionárias, que esperavam isso apenas a longo prazo. “A procura dos consumidores para conhecer o veículo está intensa”, afirma Rosa.
Detalhes
O nome Cronos vem da mitologia grega, referindo-se ao mais jovens dos titãs, sendo o rei dos titãs e deus do tempo. É com interesse no tempo que o Fiat Cronos chega com nome forte e proposta ameaçadora. A missão é vender bem no segmento de acesso, sucedendo o Grand Siena e ao mesmo tempo indo de encontro ao Prisma, atual líder do mercado de sedans.
Para cumprir a missão, a Fiat decidiu que o Cronos não poderia crescer demais. Com 4,36 m, a novidade teve que se reinventar para atrair os clientes com roupagem mais moderna, espaço condizente e porta-malas com bom volume.
Com design agressivo e bem resolvido, o Cronos chama atenção pela frente dotada de para-choque com linhas bem acentuadas e grade estilizada, cujos elementos são os mesmos na parte superior e inferior. Os faróis com máscaras negras e dupla parábola reforçam a proposta, assim como os LEDs diurnos. Um friso cromado na grade superior tenta amenizar o impacto com algo mais elegante.
A carroceria, embora compacta, tem linha fluídas e um desenho atraente. As laterais apresentam apliques com o nome da versão, além de retrovisores com repetidores de direção, bem como maçanetas cromadas e frisos de mesmo acabamento na base das portas.
Na traseira, o carro tem lanternas com feixes de LED e formato triangular nas extremidades, com um prolongamento sobre a tampa do porta-malas. O para-choque acompanha o estilo frontal com elementos marcantes e parte inferior em preto.
No interior, o Cronos se baseou no Argo para dispor de um ambiente já conhecido. Tudo é semelhante ao hatch, exceto pela aplicação de tonalidade marrom no acabamento do painel. O cluster tem display TFT de 7 polegadas, multimídia com outra tela de 7 polegadas com Google Android Auto e Apple Car Play, câmera de ré e outras aplicações.
O ar-condicionado é automático e o volante multifuncional, com volume e mídia acionados atrás do aro, junto com os paddle shifts nas versões automatizada ou automática. O acabamento em couro é bom, assim como os ajustes. O computador de bordo é completo. Telas destacadas no painel chamam atenção para o Start&Stop e os difusores de ar cromados nas laterais dão um ar mais luxuoso ao veículo.
As portas também acompanham a boa montagem dos materiais. O console central tem um bom arranjo, enquanto o porta-luvas agrega volume, iluminação e refrigeração. Há ainda um apoio de braço para o motorista na versão automática. O console com luzes de leitura no teto agrada, assim como o retrovisor eletrocrômico e os espelhos com luz. Os bancos são bons, com padronagem macia e de bom visual.
Atrás, cintos completos, assim como Isofix e apoios de cabeça. A altura interna é boa, assim como a largura, o carro atende bem no quesito espaço.
O Fiat Cronos chega em cinco versões – 1.3, Drive 1.3, Drive GSR 1.3, Precision 1.8 e Precision AT6 – com a proposta de ser um sedã compacto para família, mas com um toque jovial e esportivo.
Galeria de fotos
Motor
É equipado com duas opções de motor, sendo o Firefly 1.3 com 8V a opção de acesso, entregando 101 cv com gasolina e 109 cv com etanol. Os torques são de 13,7 kgfm e 14,2 kgfm, respectivamente nos dois combustíveis.
O outro motor é o E.torQ Evo 1.8 com 16V e 135 cv com gasolina e 139 cv com etanol. No torque, 18,8 kgfm no primeiro e 19,3 kgfm no segundo. Junto com eles, o Fiat Cronos tem opção de câmbio automatizado GSR-Comfort com cinco marchas e automático Aisin de seis marchas.
Impressões ao dirigir
A concessionária Fiat Betiolo cedeu para test drive a versão topo de linha do Cronos, a Precision AT6. De cara, deu para notar que o carro chega para fazer forte concorrência no mercado. É bonito, bem acabado e cheio de equipamentos.
Tem câmbio automático que atende bem ao que o motorista exige do veículo. Tem uma boa posição de dirigir, ajustando-se à preferência de cada motorista. A direção elétrica tem uma leveza boa em manobras e é precisa como se deve em condução, Ajuste do volante é só em altura no Drive, mas há ajuste de profundidade no Precision.
Os freios são firmes e passam confiança, enquanto o nível de ruído é bom e a suspensão, firme. No mais, o novo sedã da Fiat é um carro agradável de dirigir. Destaca-se principalmente no desempenho, visual e praticidade.
Ficha técnica – Cronos Precision AT6
• Motor: 1.8 Flex
• Potência: 139 cv/álcool e 135 cv/gasolina
• Torque: 19,3 kgfm/álcool e 18,8 kgfm/gasolina
• Câmbio: automático de 6 velocidades
• Tração: dianteira
• Direção: elétrica
• Suspensão: McPherson e Eixo de torção
• Freios: disco
• Altura: 1,51 m
• Largura: 1,72 m
• Comprimento: 4,36 m
• Entre-eixos: 2,52 m
• Tanque: 48 l
• Porta-malas: 525 l